Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vigilância em Saúde de São Miguel do Iguaçu encontra 22 escorpiões amarelos na primeira busca ativa do ano

Os trabalhos foram realizados nos quarteirões próximos ao Paço Municipal e da estrutura do antigo ‘Moinho’.

  • 27/01/2023
  • Foto(s): Assessoria São Miguel do Iguaçu
  • Região
Vigilância em Saúde de São Miguel do Iguaçu encontra 22 escorpiões amarelos na primeira busca ativa do ano

A equipe da Vigilância em Saúde de São Miguel do Iguaçu realizou na noite de terça-feira, 24, a primeira busca ativa do ano e localizou 22 escorpiões amarelos na região central da cidade. Os trabalhos foram realizados nos quarteirões próximos ao Paço Municipal e da estrutura do antigo ‘Moinho’.

Entre os locais que foram localizados esses animais estão caixas sépticas ou de passagem, bocas de lobo e em campo aberto, em locais com grama e acumulo de entulhos.

A médica veterinária, Débora Andreolla Lazzari, relatou que a região foi definida após relatos da presença do animal e destacou a recepção dos munícipes que auxiliou no resultado. ‘Fomos bem recebidos pela população, nos abrindo as casas para podermos realizar o trabalho, agradeceu.

Para a busca ativa a equipe contou com o apoio de agentes da cidade de Itaipulândia, que vieram conhecer como é realizado este tipo de trabalho. ‘Em outro momento eles nos procuraram para participar de uma busca ativa, pois tinham interesse em saber como a atividade funciona. No município de Itaipulândia não se encontra a espécie do escorpião tityus serrulatus (escorpião amarelo). Com a vinda destes agentes, conseguimos cobrir uma área maior do centro, então ficamos muito felizes em recebê-los’, destacou Débora.

A secretária municipal de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz, falou da importância desse trabalho realizado e orientou os munícipes a informarem quando um animal for encontrado. ‘É muito importante que os munícipes informem toda a vez que um escorpião for encontrado, pois essa informação vai nos ajudar a definir os planos de trabalho’, disse. O telefone para contato é o 3565-8146.

As buscas ativas serão realizadas todas as terças-feiras, no horário das 19h00 às 21h00, exceto em dias de chuva.

Fonte: Assessoria São Miguel do Iguaçu