Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vigilância Sanitária vai realizar busca ativa por escorpiões em São Miguel do Iguaçu

Essa é uma problemática que a vigilância enfrenta desde o ano passado e a captura seria uma intervenção para diminuir a proliferação.

  • 23/01/2023
  • Foto(s): Reprodução
  • Região
Vigilância Sanitária vai realizar busca ativa por escorpiões em São Miguel do Iguaçu

Na manhã desta segunda (23), durante o jornal Costa Oeste News,  Débora Andreola, veterinária da Vigilância Sanitária de São Miguel do Iguaçu, antecipou que serão realizadas atividades de busca de escorpiões programada para esta terça (24), com previsão de início às 19h, na área central do município.

A veterinária afirma que essa é uma problemática que a vigilância enfrenta desde o ano passado e a captura  seria uma intervenção para diminuir a proliferação. 

 

“Nós vamos iniciar o trabalho com a busca ativa de escorpiões essa semana, nós vamos estar realizando as buscas todas as terças-feiras no período noturno. Nós temos a problemática no município do escorpião amarelo “Tityus serrulatus”, essas ações são para a gente estar capturando para estar dando uma diminuída desse animal no município.”

Débora espera poder contar com um clima favorável, do contrário, todo trabalho será comprometido.

“Infelizmente se tiver chuva na terça-feira nós não vamos poder realizar a busca ativa, porque esses animais eles se escondem, então, como não tem oferta de alimento, que são insetos, eles acabam não saindo, nós não conseguimos visualizar, e a busca ativa não fica eficaz.”

A veterinária faz um apelo para a população de São Miguel do Iguaçu colaborar com o trabalho da equipe.


“A gente pede para as pessoas nos receberem nas residências para estar abrindo as portas, nós vamos estar devidamente com crachá, todos identificados, estamos trabalhando em duplas... então, a gente pede que a população nos receba, nós passamos orientações, nós visualizamos os locais que eles possam estar, a gente pede só que a população nos receba.”

Em 2022, alguns casos de picada de escorpião foram registrados em São Miguel do Iguaçu e precisaram de atenção.

“Infelizmente no ano de 2022 nós tivemos 15 casos com picada de escorpião, não foram graves, mas, fica um alerta que estes acidentes estão aumentando. Então, quando acontecer, o que você deve fazer é lavar o local com água e sabão e ir para o pronto que nós temos o soro. A saúde do município está apta a realizar o socorro, mas não é em todos os casos que você precisa do soro, casos mais graves, no caso, sempre com acompanhamento médico.”


Fonte: Costa Oeste News

Autor do post