Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Primeiro LIRAa do ano em Missal aponta índice de infestação predial de 2,6%

Os resultados, embora não haja casos positivos de dengue, são de alerta para a população, pois, estão acima do preconizado.

  • 20/01/2023
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Primeiro LIRAa do ano em Missal aponta índice de infestação predial de 2,6%

O Setor de Combate às Endemias divulgou na quinta-feira, 19 de janeiro de 2023, os resultados do primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) do ano. Os resultados, embora não haja casos positivos de dengue, são de alerta para a população, pois, estão acima do preconizado.

Foram realizadas visitas em 229 imóveis entre os dias 02 a 06 de janeiro e o índice de infestação predial (IIP) médio foi de 2,6%, acima do recomendado pelos organismos nacionais e internacionais de saúde (1%).  Vale um alerta que o perigo mora em casa, pois, todos os criadouros encontrados foram nas residências, como balde, vasos de flor, prato de flor, latas, vasos sanitários, entre outros. O Setor ainda ressalta o alerta de que já foram encontrados mais de 32 criadouros do mosquito. Segundo o instituto Fiocruz o mosquito adulto Aedes Aegypti, vive entre 30 a 45 dias e a cada 3 dias necessita de sangue para postura de ovos onde consegue contaminar até cincos pessoas no período.

A equipe de endemias de Missal pede a colaboração de toda população para redobrar os cuidados eliminando todos os locais que podem ser pontos de proliferação do Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya, evitando uma possível epidemia no município. 

É necessário levar em consideração que diversos municípios vizinhos de Missal já tiveram casos confirmados de dengue e também possuem índice de infestação elevado. No verão, muitas pessoas visitam outras cidades, principalmente em função das férias, ou mesmo procurando pontos de lazer, o que pode fazer com que alguém contraia dengue. 

A fim de evitar transtornos e epidemias, a Administração Municipal de Missal alerta novamente sobre os cuidados. Elimine locais com água parada e tome todas as precauções necessárias.

Ao apresentar sintomas de dengue a pessoa deve procurar imediatamente a unidade de saúde de referência. Ao permanecer em casa, no repouso, use repelente justamente para que novos mosquitos não fiquem contaminados com o vírus da dengue, e assim possam transmitir a doença para outras pessoas, acabando assim com o ciclo.

Para informações e denúncias, basta entra em contato pelo fone/whats do setor de endemias (45) 3244-8051.

Fonte: Assessoria Missal