Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

SMI: Secretário de Meio ambiente afirma que a nova UVR resolve o problema do aterro sanitário

"É uma grande conquista , é um projeto que vai alavancar ainda mais a conscientização da população para que a gente comece a fazer ainda mais a separação correta do material reciclado"

  • 19/01/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
SMI: Secretário de Meio ambiente afirma que a nova UVR resolve o  problema do aterro sanitário

Na manhã desta quinta (19), Márcio Zanoni, secretário de Meio Ambiente de São Miguel do Iguaçu, concedeu entrevista ao jornal Costa Oeste News para celebrar a conquista da UVR (Unidade de Valorização de Recicláveis), alertar a população quanto às queimadas e falar do cronograma de recolhimento de entulhos.

A ordem de serviço para a realização da obra da UVR foi assinada no último dia 11, no gabinete do poder executivo, e promete ser referência na região Oeste do Paraná, de acordo com Zanoni.


"É uma grande conquista do nosso município, é um projeto que vai alavancar ainda mais a conscientização da população para que a gente comece a fazer ainda mais a separação correta do material reciclado." 

O secretário explicou que a preocupação com a estrutura precária que a AMAR (Associação de Agentes do Meio Ambiente e Reciclagem) vem realizando os trabalhos no aterro sanitário motivou a busca para uma nova unidade.

"A gente se deparou com várias situações de gargalo, na UVR me espantei, quando a gente chegou lá e viu toda a estrutura deles precária, o nosso aterro sanitário com a vida útil bem próxima do fim, não tínhamos ali dentro de três meses, espaço para colocar mais o lixo orgânicos. A gente teve que procurar uma nova área para fazer outro aterro sanitário. A AMAR estava trabalhando de uma forma bem precária, a estrutura física deles bem difícil."

QUEIMADAS

Zanoni também chamou atenção para as queimadas que são mais frequentes no período do verão, risco não só para o meio ambiente, mas, também, para a população.

"A gente não tem uma lei específica onde a gente chegue e faça autuação, a gente chega até esse munícipe e tenta conscientizá-lo para não realizar essas queimadas, justamente agora, na época de verão, e se caso não houver intermédio entre nós e o munícipe que está fazendo isso, a gente precisa autuar... aí vai no CPF do cidadão e ele vai responder.  Isso incomoda muito, você pega, por exemplo, o vizinho lavou a roupa, estendeu no varal, e de repente aquela fumaça, muitos têm crianças com problema de rinite, asma, então, isso é o caos que gera. A gente pede a conscientização da população para não fazer isso!" 

RECOLHIMENTO DO LIXO

O secretário finalizou informando que disponibilizará um cronograma de recolhimento de lixos provenientes das limpezas de terrenos e jardinagem. 

"Nós estamos fazendo um arrastão na cidade, agora logo cedo, a gente vai jogar nas redes sociais, até para imprensa também, divulgar o cronograma que será estabelecido na cidade.  Provavelmente, já adiantando, vai passar a caminhonete na frente dessas moradias, duas vezes ao mês, na primeira quinzena e na terceira, então, só vamos estabelecer o mapa para dizer em quais as localidades e quais os dias que a caminhonete vai passar". 

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post