Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Programa de São Miguel do Iguaçu continua oferecendo gratuitamente corte e transporte de silagem

Ao longo de 2022 foram atendidos 99 produtores, que tiveram 424 hectares de milho cortados, totalizando um investimento aproximado de R$438 mil por parte do Governo Municipal.

  • 17/01/2023
  • Foto(s): Assessoria São Miguel do Iguaçu
  • Região
Programa de São Miguel do Iguaçu continua oferecendo gratuitamente corte e transporte de silagem

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Agricultura, iniciou no último ano o desenvolvimento de um programa de incentivo para pequenos produtores rurais do município, realizando o corte e transporte gratuitos de silagem.

Ao longo de 2022 foram atendidos 99 produtores, que tiveram 424 hectares de milho cortados, totalizando um investimento aproximado de R$438 mil por parte do Governo Municipal.

O programa, que é inédito no município, abriu credenciamento para munícipes que tenham os maquinários necessários realizarem o serviço e credenciou 13 interessados de várias regiões do município que estiveram aptos a atender os protocolos dos produtores. Esses credenciados receberam o pagamento integral da prefeitura após realizarem o corte e transporte, não sendo necessário nenhum pagamento por parte do produtor.

‘Ano passado fizemos uma espécie de um teste para ver se daria certo e foi um verdadeiro sucesso. Pudemos beneficiar os pequenos produtores com esse serviço gratuito e também quem tem os maquinários, movimentando nossa economia e atingindo muitos munícipes’, exaltou o secretário de Agricultura, Marcelo Alexandre.

E neste ano o programa continua atendendo a comunidade são-miguelense. ‘Nesta época de safra de verão a demanda é menor e a falta chuva atrapalhou bastante, mas estamos atendendo alguns pedidos’, relatou o secretário.

Ele destacou ainda que neste ano o programa vai continuar, inclusive, com algumas melhorias. ‘Como a maioria dos contratos vence antes do novo período de maior procurar, que é do milho safrinha, vamos realizar um novo credenciamento com alguns ajustes que vão proporcionar melhores condições de atender nossos produtores’, explicou. 

Para ser beneficiado, o produtor precisa fazer um protocolo diretamente na secretaria de Agricultura, que vai analisar a situação do solicitante, se ele se enquadra no programa ou não, e autorizar a realização do serviço. ‘Analisamos todos os protocolos e respeitamos a ordem e a situação de cada uma das solicitações’, disse Marcelo Alexandre.

Caso o produtor tenha alguma dúvida quanto ao desenvolvimento deste ou outro programa desenvolvido, pode procurar a secretaria para esclarecimentos. ‘O munícipe pode ligar ou mandar uma mensagem via WhatsApp para o número 3565-8122 ou vir diretamente aqui no Paço Municipal que esclarecemos qualquer situação, estamos de portas abertas para a comunidade’, destacou o secretário.

Fonte: Assessoria São Miguel do Iguaçu