Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Medianeira e Itaipu investem na Assama para melhorar a coleta seletiva do município

O valor total dos investimentos foi de mais de 2 milhões de reais, através de convênio com a Itaipu Binacional e contrapartida do município.

  • 21/12/2022
  • Foto(s): Assessoria Medianeira
  • Região
Medianeira e Itaipu investem na Assama para melhorar a coleta seletiva do município

Foi inaugurado na segunda-feira (19) as obras de Ampliação e Modernização da Unidade de Valorização de Recicláveis – UVR –Assama e Melhorias no Aterro Sanitário.

O prefeito Antonio França destacou que o trabalho realizado pela associação é essencial para o município e por isso merecia um espaço com condições de trabalho. “A estrutura estava precária, os associados não possuíam um espaço adequado para refeições, vestiário e nem espaço administrativo, através dessa parceria com a Itaipu pudemos proporcionar estar e muitas outras melhorias com a aquisição de equipamentos que contribuem para a agilidade dos processos de separação enfardamento, conseguimos mais um caminhão para fazer a coleta e uma empilhadeira para movimentar os fardos, que fazem total diferença no dia a dia, a reciclagem preserva o meio ambiente, além de ajudar a aumentar a vida útil do nosso aterro”, finalizou.

O valor total dos investimentos foi de mais de 2 milhões de reais, através de convênio com a Itaipu Binacional e contrapartida do município.

Foram ampliados 155,13 m² na estrutura da Assama, além de reforma e adequações na estrutura já existente e a construção de duas cisternas de 10 mil litros para abastecer o centro de triagem, além de equipamentos, uma empilhadeira e um caminhão para a coleta. 

O vice-prefeito Evandro Mees parabenizou os agentes pelo trabalho. “Parabéns a cada um de vocês que estão aqui hoje, não é trabalho fácil, mas é digno de aplauso, ao mesmo tempo que vocês transformam em dinheiro os que as pessoas descartam como lixo, vocês fazem uma contribuição enorme na preservação ambiental, quando estive aqui no início do ano passado com o secretário Sebastião fiquei impressionado com a falta de estrutura do local, por isso buscamos parceria e hoje temos a grata satisfação de entregar elas a vocês”.

Já o Aterro Sanitário recebeu um barracão pré-moldado e um trator de esteira Caterpillar. 

O secretário de Agricultura Sustentável e Abastecimento Sebastião Antonio destacou que desde que a atual administração assumiu a prefeitura tem buscado melhorar as condições de trabalho e atendimento. “Recentemente entregamos a ampliação e melhorias no Canil Municipal que estava em péssimas condições, e hoje entregamos as melhorias aqui na Assama, mas não só isso, fico muito feliz em ver que nesses dois anos conseguimos juntos melhorar a coleta e com isso a remuneração de todos aqui trabalham, e esperamos melhorar ainda mais com a implantação dos os sacos de ráfia”.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito Antonio França, o vice Evandro Mees, o presidente da Câmara Marcos Berta e o vereador Valdir de Oliveira, Kleber Vanolli da Divisão de Educação Ambiental Itaipu Binacional, Rubens de Souza Andre gestor de Bacias da Itaipu, Sabrina Matiello analista Ambiental do PTI, os secretários de Agricultura Sustentável e Abastecimento Sebastião Antonio e de Obras Isaías Benjamim, chefe da Divisão de Meio Ambiente Eduardo Ziglioli, presidente da Assama Luiz Carlos de Oliveira, a técnica da UVR Assama Jessica Magalhães Cruzeiro, servidores municipais e associados da Assama.

Fonte: Assessoria Medianeira