Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vereadora de São Miguel do Iguaçu propõe indicação para credenciar abrigo aos acompanhantes de pacientes do SUS

Dandolini acredita que esta é uma solicitação viável, uma vez que já ocorre em algumas cidades.

  • 19/12/2022
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
Vereadora de São Miguel do Iguaçu propõe indicação para credenciar abrigo aos acompanhantes de pacientes do SUS

Durante a 44ª sessão ordinária da câmara municipal de São Miguel do Iguaçu, realizada na tarde desta segunda (19), a vereadora Juliane Dandolini (MDB) apresentou indicação de número 116/2022, que solicita o credenciamento de abrigo para acompanhantes de pacientes do SUS (sistema único de saúde). 

Dandolini acredita que esta é uma solicitação viável, uma vez que já ocorre em algumas cidades.


“Hoje estamos fazendo essa indicação para pensões em outros municípios. A gente tem um conhecimento que o município, a secretaria da saúde tem um credenciamento na capital em pensões, então porque não a gente estar disponibilizando essas pensões em outros municípios que a gente ocupa a saúde? Por exemplo, Cascavel, Santa Mariana, para facilitar ao acompanhante da família. Um exemplo, para quem faz hemodiálise ou faz tratamento para câncer, a gente sabe que é longe, a pessoa fica debilitada, mexe com o emocional também, e por que não facilitar para família e até mesmo para o paciente?” 

A parlamentar relata que se comoveu com o relato de uma mãe de um menor que luta contra o câncer.

“Através de um caso que eu tive o conhecimento, de um paciente de São Miguel que precisou e, infelizmente, o município não tem uma lei aqui, que poderia amparar para estar pagando essa pensão para mãe, então isso me comoveu muito, e através dessa situação me veio a indicação. Acredito que o executivo vai analisar como todas as outras indicações, acho que investigando, analisando dados, se aprofundando em valores, eu acredito que na melhor opção eles vão acatar.”

Lairce Rippel, assistente social da secretaria de saúde, acredita que este é um grande passo para o município humanizar o atendimento na saúde de forma legal, para poder dá acesso aos acompanhantes à pernoites em pensões.


“Nós viemos aqui prestigiar essa indicação da vereadora, porque achamos muito importante a questão da saúde do nosso município. Nós sabemos que muitas vezes os acompanhantes adoecem junto com o doente, então, nós temos o deslocamento para municípios como Cascavel dos pacientes para tratamento de saúde. Então, nesse caso, a vereadora está propondo uma legalização para que a saúde possa atender esses casos, como idosos, crianças que lá precisam ficar por muito tempo no atendimento à saúde.”

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post