Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Nutricionistas de São Miguel do Iguaçu orientam sobre os excessos nas confraternizações de fim de ano

Muitas pessoas buscam por dietas milagrosas e resultados imediatos para estar em forma no fim de ano, mas isso pode representar um perigo à saúde.

  • 14/12/2022
  • Foto(s): Freepik
  • Região
Nutricionistas de São Miguel do Iguaçu orientam sobre os excessos nas confraternizações de fim de ano

As ceias de natal e ano novo são sinônimos de confraternização e mesa farta, no entanto, é importante se atentar aos excessos para não provocar um desequilíbrio na rotina alimentar. Segundo Nathália Amboni, nutricionista em São Miguel do Iguaçu, é preciso priorizar a questão do equilíbrio para garantir uma ceia responsável e saborosa.  


“Ninguém vai deixar de comer entre o natal e o ano novo, né?  mas tudo precisa de equilíbrio, você pode comer, porém, no outro dia, volta a rotina normal. Lembrar sempre de consumir bastante água, não deixar de fazer exercício físico... ‘Ah! tô de férias, não vou fazer mais nada, vou ficar de folga’, não né, gente! Tem que ir, ter uma rotina. Então, é levar sempre por toda a vida e não parar.” 

Com o advento da internet, muitas pessoas buscam por dietas milagrosas e resultados imediatos para estar em forma no fim de ano, mas isso pode representar um perigo à saúde, de acordo com Amboni.


“A dieta restritiva vai ter aquele efeito imediato. Você pode até ficar uma semana evitando tudo, você vai perder uns três, quatro quilos, depende muito do biotipo da pessoa. Só que depois, ela vai ganhar o dobro e não vai adiantar em nada, então, é tudo questão de equilíbrio mesmo. Sempre manter uma dieta, uma alimentação saudável, rica em todos os tipos de frutas, legumes, carboidratos complexos e proteínas, então, essa é a base.”

Para quem planeja aproveitar o período de férias, é importante fazer boas escolhas e evitar os alimentos processados. 


“O consumo de frituras e embutidos, esses alimentos muito processados, os picolés que são ricos em açúcares e tentar optar aí por um milho, levar frutas, sucos naturais, mesmo os de caixinha que são industrializados também. Então, você consegue ter uma alimentação saudável na praia, se você quiser, tá, só basta ter vontade de preparar a sua alimentação em casa, até o sanduíche natural, com uma fatia de pão integral, recheado de frango desfiado, uma cenoura, alface, tomate... vai da criatividade da pessoa e do gosto dela.” 

Andréia Wendling, nutricionista infantil, faz algumas recomendações para os pais, uma vez que as crianças estão em período de férias.


“As crianças estão iniciando as férias de fim de ano e querendo ou não, a rotina muda um pouquinho, porque elas estavam na escola, e existe uma rotina alimentar onde as crianças têm um lanche e eu acho muito importante... os pais tentarem manter essa rotina alimentar, conforme é feita na escola.”  

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post