Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Programa Saúde Bucal Missalense beneficiou 35 pessoas desde junho

A entrega das últimas próteses de 2022 ocorreu na antiga Unidade de Saúde onde fica o setor administrativo da Secretaria.

  • 14/12/2022
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Programa Saúde Bucal Missalense beneficiou 35 pessoas desde junho

Na segunda-feira, 12 de dezembro de 2022, o município de Missal efetivou a entrega de mais 20 próteses dentárias para a população de Missal beneficiada com o programa Saúde Bucal Missalense referente aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.

O programa teve início em junho e já beneficiou 35 pessoas, sendo que a cada mês são concedidos 05 benefícios, que são as próteses. A entrega das últimas próteses de 2022 ocorreu na antiga Unidade de Saúde onde fica o setor administrativo da Secretaria.

O Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, novamente destacou a felicidade de poder honrar os compromissos assumidos junto à população. “Fizemos este compromisso e desde o início estamos trabalhando para que a nossa população fique satisfeita e nada melhor que com um sorriso novo e com mais facilidade de se alimentar”, exclama.

“Cuidar da saúde da população e prestar um serviço de excelência sempre foram objetivos da Administração Municipal de Missal e graças ao esforço da nossa equipe isso vem se tornando, gradativamente, realidade, com a certeza de que mais pessoas serão beneficiadas”, completa Ferrari.

O Programa

Com aprovação do Poder Legislativo foi criado o Programa Saúde Bucal Missalense (Lei nº 1.614 de 05 de outubro de 2021).  A partir do programa, são concedidas próteses dentárias para pessoas com renda de até dois salários mínimo nacional vigente com limite de 05 atendimentos mensais.

O referido programa teve início de operação ainda em junho com as primeiras próteses sendo entregues em julho. Para se enquadrar é necessário possuir cadastro ativo no SUS, receita da necessidade da prótese emitida por profissional e a renda mensal de até 02 salários mínimos. 

Os relatos dos beneficiários foram muito positivos, pois, segundo eles, não é apenas uma questão estética, mas de qualidade de vida, melhorando as condições de mastigação na alimentação, melhorando ainda o aspecto de dores muitas vezes e também de autoestima aliado a questões estéticas. 

Objetivos do Programa

Entre os objetivos está a prevenção de problemas de saúde que eventualmente possam ser causados pela falta de dentição ou de dentição precária.

Outro ponto é a conscientização da população quanto a importância da manutenção da saúde e higiene bucal e a minimização da desigualdade com relação aos Munícipes que não possuem condições financeiras para tratamentos de dentição adequados. 

O programa visa atender necessidades de próteses dentárias totais e/ou parciais removíveis com material de boa qualidade. 

Da mesma forma que outros programas, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolverá palestras com participação obrigatória dos beneficiários, visando a orientação e conscientização quanto a importância de cuidados com a saúde bucal.

Fonte: Assessoria Missal