Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Aumento do número de casos de Covid 19 acende alerta em São Miguel do Iguaçu

As medidas de prevenção devem ser observadas e as pessoas que estejam apresentando sintomas gripais devem fazer o teste para confirmar o diagnóstico.

Aumento do número de casos de Covid 19 acende alerta em São Miguel do Iguaçu

O aumento do número de casos de Covid 19 em São Miguel do Iguaçu tem preocupado a Gestão de Saúde do município. Para atualizar a situação, a enfermeira Mônica Saviatto falou sobre o aumento do número de casos, as medidas tomadas pela equipe médica e as medidas de prevenção, como a vacina que é fundamental para conter o avanço da doença.

Segundo a coordenadora da vigilância epidemiológica, o mês de novembro registrou um aumento acentuado no número de casos.


“Então, começamos o mês com quatro casos na semana, foi para dois casos, e na semana do dia 23 do 11 nós registramos 27 casos, e agora essa semana que passou, no dia 30 que saiu o último boletim atualizado, nós temos 47 casos. Hoje nós temos 38 casos ativos que estão em acompanhamento pelas unidades de saúde e fechamos um total de 6.936 casos desde o início da pandemia... 6.806 já ganharam alta e nós tivemos um total de 92 óbitos” 

Mônica explicou que o aumento do número de óbitos de 86 para 92, nas últimas semanas, não é devido a novas ocorrências de óbitos, mas sim, a uma revisão realizada nos bancos de dados do sistema de mortalidade, que compilou dados de óbitos que ocorreram em outros estados, outros municípios, desde o início da pandemia.


A Enfermeira faz um apelo para que as pessoas que estejam apresentando sintomas gripais façam o teste da Covid para respeitar o isolamento e receber o tratamento adequado.

“Eu peço a população que se tiver sintomas gripais, que a gente tá vendo que tá tendo bastante gente com dor de garganta, com coriza, que é o nariz escorrendo, com dor de cabeça procure unidade de saúde, elas têm teste rápido, não precisa pagar nada para fazer, mas precisa estar como sintomas da doença para ser realizado. Então, já passa por uma triagem, já se passa por um acompanhamento do médico, do enfermeiro, e já notifica se der positivo esse resultado do teste. Tanto as unidades de saúde do centro, quanto as unidades do interior têm testes, e o nosso Hospital São Miguel Arcanjo também faz esse tipo de testagem, tá. Então eu reforço quem esteja doente, faça o teste para ter certeza.”

Mônica orienta sobre as medidas de prevenção e cuidados para conter o avanço da covid mesmo que não seja obrigatório.


“Eu vim aqui hoje reforçar que as medidas de prevenção são as mesmas. Houve a publicação, agora no final de novembro, no dia 21, de uma resolução que é a 786 do uso da máscara, então, o Estado colocou como não obrigatória e sim recomendável. Obrigatório é só para as questões de pessoas que estão com sintomas gripais, de profissionais que entram em contato direto com o covid ou de pessoas que entram em contato a menos de um metro de pessoas com covid... no uso nas demais situações ela é recomendável, a pessoa usa se ela quiser. Então, essa foi a mudança apesar do aumento do número, o Estado publicou recomendando. A Anvisa colocou como obrigatória nos deslocamentos de avião.”


Sobre os cuidados com os pacientes positivos para covid, Mônica explica que estão seguindo o mesmo de antes: isolamento de 7 dias a contar do primeiro dia do sintoma. Se essa pessoa ainda mantiver sintomas respiratórios, ela permanece isolada por questões de restabelecimento, mesmo que ela não transmita mais o vírus. 

Há necessidade do isolamento para evitar a disseminação do vírus para todos os membros da família, para os colegas de trabalho e todas as outras pessoas com contato próximo. Mônica esclarece quem deve ficar isolado.

“A questão do isolamento, tem muita gente ficando com dúvida. Fica isolado junto com a pessoa positiva aquele que não está com um esquema completo da vacina, tá. Então, esse vai ficar isolado. Hoje a gente tem quatro doses para os acima de 18 anos, quem não estiver com as quatro doses vai ficar isolado junto daquele que está com sintomas da doença. Também vai ficar isolado quem não tomou nem nenhuma vacina.”

Sobre a vacinação, a Enfermeira conclui pontuando que o município não parou de vacinar, mas diminuiu consideravelmente a procura pela vacinação, por isso ela está centralizada na Clínica de Especialidades. As pessoas acima de 18 anos devem tomar 2 doses e 2 reforços. Acima de 12 anos até 17 anos – 2 doses e 1 reforço e de 3 a 11 anos – 2 doses. Recentemente chegaram as doses de vacina para crianças de 6 meses a 2 anos. Para as vacinações em crianças é necessário agendar no fone 3565-8150.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post