Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Escolas de São Miguel do Iguaçu receberam o projeto “Um olhar para o futuro” da Cresol conexão

O público alvo são alunos do ensino fundamental que receberam orientação para o consumo consciente e planejamento financeiro.

  • 01/12/2022
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
Escolas de São Miguel do Iguaçu receberam o projeto “Um olhar para o futuro” da Cresol conexão

Alunos das escolas Geraldo Caldani e Anita Garibaldi tiveram a oportunidade de conhecer a agência Cresol Conexão de São Miguel do Iguaçu durante o mês de novembro. A atividade faz parte do programa “Um olhar para o futuro” desenvolvido pela cooperativa, com a finalidade de promover o consumo consciente e planejamento financeiro.

O programa já impactou mais de 30 mil crianças do Brasil, todos alunos do ensino fundamental. Na área de abrangência da Cresol Conexão, foram seis municípios atendidos e cerca de 200 crianças envolvidas nas iniciativas de formação. O programa apresenta uma metodologia lúdica, as crianças recebem livros com dinâmicas e jogos interativos que focam no equilíbrio entre renda e gastos, esforço coletivo e desenvolvimento sustentável.

Jurasilda Verza é a professora responsável pela aplicação  do programa nas escolas e explica quanto aos resultados alcançados.


“Esse projeto Um olhar para o futuro é um projeto criado pela cooperativa cresol, ele é composto por cinco módulos e cada um módulo por mês, eu desenvolvia no quinto ano, entre uma hora e meia e duas horas na escola, com o 5º ano e cada módulo traz um assunto bem pertinente sobre educação financeira. São livros compostos para o nível dos alunos do quinto ano mesmo, tratando assim sobre mesada, sobre aplicar o dinheiro, gastar com consciência.”

A professora acredita que os pais são fortes aliados para garantir os resultados esperados pelo programa.

 “Eu acredito com sinceridade, que para os pais têm sido um auxílio nessa questão, porque a criança é consumista por natureza e tudo que ver, quer, e a partir desse momento que eles aprendem um pouco mais com essa questão financeira, não posso gastar mais do que ganho. Eu acredito que vem ao encontro daquilo que os pais pregam em casa e aquilo que os pais ensinam aos filhos ao longo da aplicação desse projeto”.


Verza compartilha que já foi surpreendida com a atitude de alguns alunos.

“Algumas crianças já me disseram “eu já recebo mesada”, “já quis comprar porque é mais bonito, mas a utilidade é a mesma”, então, assim, em quase todas as turmas sempre tem uma criança assim, uma não, algumas né? Que tem esse senso crítico, já é para idade deles muito bom, porque na nossa época, nós não tivemos essa oportunidade... eles estão de parabéns!”

Leonardo Vincenzi, aluno da escola Anita Garibaldi, já fala em poupança e planejamento.


“Eu aprendi que nós não devemos gastar tudo de uma vez o dinheiro, e se puder, fazer uma poupança para guardar e no futuro investir esse dinheiro”.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post