Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Nascidas no Dia da Onça-Pintada, oncinhas de Itaipu são fêmeas e melânicas (pretas)

Filhotes nasceram com 908g e 980g e são herdeiros genéticos das onças Nena e Valente, do Programa de Reprodução de Onças-Pintadas da Itaipu

  • 01/12/2022
  • Foto(s): Assessoria Itaipu Binacional
  • Região
Nascidas no Dia da Onça-Pintada, oncinhas de Itaipu são fêmeas e melânicas (pretas)

Dois filhotes de onça-pintada (Panthera onca) nasceram na madrugada de terça-feira (29), no Refúgio Biológico Bela Vista, reserva da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR). O nascimento coincidiu com o Dia Internacional da Onça-Pintada, celebrado em 29 de novembro e, pela primeira vez, foi registrado em vídeo.

Graças ao sistema de monitoramento instalado em julho, foi possível acompanhar o parto e saber o horário exato da chegada dos bebês. O primeiro filhote nasceu às 4h13; o segundo, às 4h31. Eles são filhos de Nena e Valente, onças que integram o Programa de Reprodução das Onças-Pintadas da Itaipu. A mãe, Nena, é melânica (onça-preta), mas ainda não é possível saber se os filhotes seguem o padrão de cor da mãe ou do pai, cuja pelagem é mais clara.

A onça Nena. Foto: Rubens Fraulini.

Após o nascimento, mamãe e filhotes ficam isolados por pelo menos três dias. Neste período, médicos-veterinários do Refúgio monitoram os animais à distância. A avaliação, pesagem e sexagem dos filhotes acontece em alguns dias, para evitar o estresse da genitora.

Os filhotes devem permanecer junto da mãe por pelo menos até um ano de idade, mais ou menos. Depois disso, é possível que esses animais sejam cedidos a outras instituições. "Contribuir de maneira efetiva para a conservação das espécies, como é o caso da onça-pintada, é de fato assumir a responsabilidade ambiental como uma das premissas de gestão da Itaipu Binacional", disse o diretor de Coordenação, Luiz Felipe Carbonell.

Valente, o paizão orgulhoso, participou de atividade de enriquecimento ambiental para comemorar o Dia da Onça. Foto: Rubens Fraulini.

Na Itaipu, já foram duas reproduções bem-sucedidas antes desse nascimento ocorrido no Dia da Onça-Pintada, animal símbolo da biodiversidade brasileira por estar no topo de cadeia e manter o equilíbrio das florestas. Além de Poty (fêmea) e Pytu (macho), nascidas em 1º e 2 de junho de 2019, também nasceu no espaço a onça-pintada Cacau, em dezembro de 2016, após 14 anos de tentativas. Cacau também é filha de Valente e Nena. O objetivo do Programa é fazer um banco genético vivo que permita, no futuro e com o apoio de outras instituições, reintroduzir a espécie na natureza.

“Eles são muito importantes porque carregam a genética da Mata Atlântica [do pai, Valente]”, afirmou o médico-veterinário Pedro Teles, da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu Binacional.

Valente chegou ao Refúgio Biológico Bela Vista em agosto de 2007. Ele foi encontrado abandonado numa fazenda na divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo e encaminhado pela Polícia Ambiental ao centro de recuperação de animais silvestres em Campo Grande. Ele é o último exemplar de onça-pintada de Mata Atlântica em cativeiro.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional