Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Secretária de Saúde de Missal é eleita vice-presidente do Cresems

A nova diretoria fica composta pelo Presidente Fábio de Mello, Secretário de Santa Terezinha de Itaipu, e vice-presidente, Silvia Maccari Petricoski, secretária de Saúde em Missal.

  • 29/11/2022
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Secretária de Saúde de Missal é eleita vice-presidente do Cresems

Na última sexta-feira, 25 de novembro, durante a última reunião ordinário do Cresems (Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde) de 2022, foi feita a eleição para a composição da nova diretoria para o biênio 2023/2024. A secretária Municipal de Saúde de Missal, Silvia Maccari Petricoski, foi eleita vice-presidente do Conselho.

A nova diretoria fica composta pelo Presidente Fábio de Mello, Secretário de Santa Terezinha de Itaipu, e vice-presidente, Silvia Maccari Petricoski, secretária de Saúde em Missal. A Secretária de Saúde de Foz do Iguaçu, Jaqueline Tontini, foi eleita a 1ª secretária e a Secretária de Matelândia, Caroline Valverde Diniz Boechat, eleita 2ª secretária.

Reunião Cresems

A última reunião, ainda presidida pelo Secretário de Saúde de Serranópolis do Iguaçu, Alex Roveda, abordou assuntos extremamente importantes para a saúde regional. Um destes temas foi o Estudo do Recurso Teto Mac (Média e Alta Complexidade). O teto MAC é um valor cumulativo e não o resultado de um cálculo, baseado em um algoritmo e refeito a cada ano.

Portanto, há a necessidade de repactuação já no início de 2023 para transferir parte do recurso hospitalar para cobrir gastos no Hospital Municipal e parte para manter os atendimentos ambulatoriais. Os secretários de saúde discutiram o tema, visando uma solução para a manutenção de atendimentos desta natureza, com base na legislação vigente.

Outra preocupação é no sentido da referência de alta complexidade ortopédica para a regional e até macrorregional. Atualmente não há referência para esta especialidade na região e a ideia é levar esta demanda para o Estado do Paraná em evento em Curitiba previsto para ocorrer entre os dias 06 e 08 de dezembro próximo.

Os representantes devem apresentar a necessidade regional. “Teremos que cobrar o Estado para que busque uma solução, pois, estamos desassistidos quando se trata de alta complexidade ortopédica, não há onde encaminhar estes pacientes, que acabam tendo que esperar a central de leitos de todo o Estado, e aumenta a espera”, pontua Silvia.

Fonte: Assessoria Missal