Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Falta de insumos farmacêuticos no Brasil afeta o abastecimento de medicamentos em São Miguel do Iguaçu

Há dificuldades para adquirir medicamentos básicos, como o soro, além da aceleração expressiva dos preços, a dipirona que custava 10 centavos, está custando 4 reais.

  • 25/11/2022
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
Falta de insumos farmacêuticos no Brasil afeta o abastecimento de medicamentos em São Miguel do Iguaçu

A escassez de medicamentos voltou a ser motivo de preocupação para a gestão municipal de São Miguel do Iguaçu. Nesta sexta, a secretária de saúde, Eloni Terezinha, e o diretor clínico, Dr Pedro Mathias, esclareceram a situação de falta de medicamentos necessários ao atendimento da população do município.


“A gente tem verba pra isso, mas a nossa dificuldade é encontrar na rede [de distribuição] a compra desse material. A gente tá em falta de insumos... A gestão tem ido atrás, tem dado amparo, a gente tem recorrido ao mercado, mesmo pagando mais caro, a gente tem procurado abastecer”, afirma o Dr Pedro Mathias.

Há dificuldades para adquirir medicamentos básicos, como o soro, além da aceleração expressiva dos preços, a dipirona que custava 10 centavos, está custando 4 reais, o que tem causado um grande impacto na administração financeira do município.

Umas das medidas para amenizar o impacto do desabastecimento de alguns medicamentos é a substituição da receita por medicamentos com o mesmo princípio ativo. Caso o paciente esteja com uma receita de medicamento indisponível, ele deve procurar a Unidade Básica de Saúde no horário do atendimento médico e solicitar a substituição, após esse horário, o paciente deve procurar o Hospital. É importante priorizar esse tipo de atendimento para as Unidades Básicas.

O Dr Pedro reafirma o compromisso da Gestão Municipal com a população e garante que todos os esforços estão direcionados para solucionar essa demanda.

“A população jamais deixará de ser assistida quanto à medicação e quanto ao que a gente tem que fazer no dia a dia.”


ATUAÇÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE NO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO

Com a chegada do aniversário do município de São Miguel do Iguaçu, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de novembro, o Diretor Clínico aproveitou para informar que haverá uma equipe de profissionais da saúde preparados para atender qualquer intercorrência neste fim de semana de festividades.


Fonte: Costa Oeste News

Autor do post