Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Secretaria de Saúde de São Miguel do Iguaçu realiza palestra pela campanha Novembro Azul

A palestra voltada à saúde masculina serviu como um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce nos casos de câncer de próstata, e os cuidados básicos com a higiene e exames de rotina.

  • 23/11/2022
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
Secretaria de Saúde de São Miguel do Iguaçu realiza palestra pela campanha Novembro Azul

Na noite desta quarta (23) ocorreu a palestra sobre conscientização e prevenção do câncer de próstata organizada pela secretaria de saúde de São Miguel do Iguaçu pela campanha Novembro Azul. O evento ocorreu no Lions Club e foi uma oportunidade das centenas de homens presentes ouvirem o Dr Urologista Júlio Neme.

A palestra voltada à saúde masculina serviu como um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce nos casos de câncer de próstata, e os cuidados básicos com a higiene e exames de rotina. Também buscou desmistificar o preconceito com o exame retal, o que leva muitos homens a descobrirem o câncer nos estágios mais avançados, quando a taxa de óbito é mais elevada. Júlio Neme ressalta esses cuidados.



“A gente pega no pé dos homens, que eles vão atrás da saúde deles, que eles tenham hábitos mais saudáveis, uma alimentação melhor e procure um atendimento médico, no caso um urologista, para a gente ver a parte da próstata, a parte das doenças urológicas, para que ele não seja pego com uma doença agressiva, com uma doença avançada, então, o diagnóstico precoce e a vigilância das doenças são extremamente importantes. Ainda temos alguns pacientes que tem essa questão de vaidade, mas a gente nota que o pessoal através dessas palestras, através dessas campanhas, vem diminuindo bastante o preconceito, a vaidade, estão procurando cada vez mais os consultórios de urologia.”

O Urologista parabenizou a iniciativa da secretaria de saúde nesse mês de campanha da saúde masculina.

“Novembro Azul sempre é um momento importante para o homem se conectar com a saúde dele, então, a Secretaria de Saúde de São Miguel junto com a prefeitura estão de parabéns por fazerem esse evento para a gente conseguir conscientizar a população masculina a buscar o atendimento médico, buscar cuidar da sua saúde, porque você previne as doenças se você diagnostica cedo.”

Pedro Mathias, diretor clínico da secretaria de saúde, ficou entusiasmado com a quantidade de homens interessados em aprender sobre o câncer de próstata.


“O balanço foi positivo, nós tivemos mais de cem participantes do público masculino e o evento foi bem participativo. Além do certificado, a gente fez o teste de glicemia, que a gente chama de HGT, e foi liberado também para fazer o pedido do exame do PSA, que é o exame que rastreia o câncer de próstata, e esses exames vão ser realizados durante o mês de novembro, e a partir dos exames prontos, podem encaminhar à unidade básica de saúde para ser feita a leitura junto com os médicos ou naqueles horários que eles tiverem trabalhando, que não puderem ir à UBS, nós estaremos absorvendo ali no hospital para fazer essas leituras.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post