Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Secretaria de Saúde de Missal recebe visita técnica de representantes da Beneficência Portuguesa de São Paulo

O município foi selecionado entre os 06 do Paraná e os 64 do Brasil para participar de Capacitação de Orientação Alimentar na Atenção Primária à Saúde.

  • 23/11/2022
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Secretaria de Saúde de Missal recebe visita técnica de representantes da Beneficência Portuguesa de São Paulo

Na segunda-feira, 21 de novembro de 2022, a Secretaria de Saúde de Missal recebeu a visita técnica das representantes da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Alanis Amorim Angotti e Erika Rodrigues da Silva. O referido Hospital é habilitado pelo Ministério da Saúde a realizar apoio nas ações de desenvolvimento do SUS nos municípios em relação ao Qualiguia (guia de Alimentação Saudável).

Missal foi um dos 06 municípios do Estado e dos 64 municípios do País a ser selecionado para participar de uma capacitação denominada QualiGuia (Qualificação Profissional para Orientação Alimentar na Atenção Primária à Saúde). A capacitação dos profissionais de nível superior para esta orientação é individual á população brasileira, neste caso específico para a população missalense.

Alanis e Erika percorreram as Unidades de Saúde do Centro, Bairro Renascer, Dom Armando e Portão Ocoí, a fim de conhecer a estrutura e a equipe de atuação. Elas estiveram acompanhadas da Nutricionista, Jaqueline Schons, que foi escolhida como a referência do programa no município, além da coordenadora da Atenção Básica, Greice Goerck.

Neste momento, foram disponibilizadas cópias do Guia Alimentar e repassados alguns protocolos lançados em torno do tema alimentação saudável, justamente para facilitar o processo aos profissionais da Atenção Primária. Posteriormente as capacitações irão ocorrer de forma online, visando o estudo dos marcadores de numeração.

Alguns dados apresentados surpreendem. São cerca de 57 mil mortes por ano no Brasil relacionadas a doenças vinculadas a alimentação, como diabetes entre outras. Portanto, este é um trabalho muito importante para o município, pois, com as capacitações e com os dados de indicadores alarmantes, há possibilidade de políticas públicas efetivas.

Critérios para a Seleção dos municípios 

Entre os critérios avaliados estão: A cobertura nutricional das crianças com lançamento no SISVAN; possuir nutricionista vinculada com a Atenção Primária em Saúde (APS); estar recebendo incentivo financeiro do PROTEJA (Estratégia de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil); foram avaliadas a distribuição de macrorregiões do País, além do porte populacional.

Parceria

A parceria prevê a realização de cursos EAD com protocolos de guia alimentar para população brasileira lançada em 2014 pelo Ministério da Saúde com um curso de duração aproximada de 30h aos profissionais do município, obtendo, inclusive, certificação. 

Além disso, prevê o apoio aos gestores municipais para desenvolver programas de educação permanente em Saúde com um Guia de Apoio ao Gestor, com a realização de reuniões online e presenciais. O protocolo de Guia Alimentar para a população contempla adultos, idosos, gestantes, crianças e adolescentes.

Fonte: Assessoria Missal