Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

São Miguel do Iguaçu: Colégio Parigot de Souza promove palestra sobre violência sexual

O público alvo foram os alunos do 8° e 9° ano que receberam orientação da psicóloga Vanessa da Soler.

  • 22/11/2022
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
São Miguel do Iguaçu: Colégio Parigot de Souza promove palestra sobre violência sexual

O colégio estadual Pedro Viriato Parigot de Souza promoveu uma palestra de conscientização sobre violência sexual, nesta terça (22). O público alvo foram os alunos do 8° e 9° ano que receberam orientação da psicóloga Vanessa da Soler.

Embora o tema seja desconfortável, sensível e complexo, a psicóloga abordou alguns tópicos de como identificar as várias formas de violência sexual e assegurou a existência de uma rede de acolhimento com profissionais capacitados para atender esse tipo de crime.


“A gente conversa um pouquinho sobre a questão da violência Sexual, como identificar a violência, o que é a violência sexual, o que é um abuso sexual sem o ato sexual, como identificar o agressor, como identificar um ciclo de violência marcado pelo segredo, marcado por ameaças, marcado por questões muito sutis, e a ideia é capacitar esses adolescentes para que, caso um dia venha acontecer algo com eles, eles saibam que existem profissionais para acolher e para tirar eles desse ciclo de violência.”

Vanessa falou sobre a adaptação de um tema tão complexo à linguagem dos adolescentes e se mostrou surpresa com a receptividade e interação dos alunos.

“Foi uma ótima recepção, foram muito participativos, questionaram, interagiram... eu trouxe algumas questões para a gente conversar, eles respondiam e participaram bastante mesmo, acho que foi um tema difícil de ser trabalhado, a gente adapta esse conteúdo à idade das crianças. Eu já trabalhei, por exemplo, com falas para crianças de 4 e 5 anos, é uma forma totalmente diferente de falar sobre isso, eles que têm de 13 a 15 anos, a gente pode tentar inserir um pouquinho de mais conteúdos, mas também não é como a gente trabalharia com pessoas adultas. Eu acho que isso é importante, ficar claro, caso os pais vejam a entrevista, a gente trabalha de uma maneira muito sutil essa temática, para que cada adolescente adapte aquilo que a gente tá falando, com o conhecimento que já tem sobre as questões sexuais. 

A Psicóloga conclui a entrevista falando do que ela espera após a palestra.


"Nessa idade a gente espera que eles tenham mais capacidade de identificar caso um dia aconteça com eles ou com alguém ao redor deles, que feito esse comunicado, que eles procurem ajuda e que eles saibam e tenham a certeza de que se um dia isso acontecer eles vão estar amparados por alguns profissionais que vão acolher e vão tentar tratar as feridas que a violência sexual deixa na vida das pessoas”.

A estudante Anna Luiza ficou impressionada com a abordagem do tema.


“O que mais me chamou atenção foi o jeito que ela desenvolveu a palestra, que ela abriu para perguntas e como os outros responderam e tiraram as dúvidas bem abertamente, sem nenhum tipo de vergonha. O que ficou de aprendizado para nós foi que nenhuma das pessoas que estão sofrendo com isso estão sozinhas, tem apoio e os meios de onde você pode procurar ajuda”.


 
 

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post