Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

São Miguel do Iguaçu realiza último encontro de formação para professores da Educação Especial

A constante formação do professor é essencial para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade com os alunos.

  • 18/11/2022
  • Foto(s): Assessoria São Miguel do Iguaçu
  • Região
São Miguel do Iguaçu realiza último encontro de formação para professores da Educação Especial

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Educação, realizou na quarta-feira, 16, o quarto e último encontro de formação continuada destinada aos professores das escolas municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) que atuam e atendem os alunos da Educação Especial do município.

Atualmente são atendidas aproximadamente 208 crianças com essas características. Elas já frequentam regularmente as aulas, no entanto, recebem atendimento especial e individualizado. 

Ao longo do ano foram trabalhados, nos encontros, temas como: os processos avaliativos nas áreas do transtorno do espectro autista e outras deficiências, instruções e normativas para o desenvolvimento do trabalho com os alunos e, nesse último, foi dedicado à troca de experiências entre os professores e um balanço do ano letivo, pontos positivos e negativos do trabalho e sugestões para 2023.

A constante formação do professor é essencial para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade com os alunos. “Além das formações e cursos que o professor pode realizar de forma autônoma e particular, São Miguel também oferta formações ao longo do ano para que esses profissionais possam se atualizar e atender os alunos inclusos dentro de suas especificidades, garantindo seus direitos e acesso a educação de forma igualitária”, conta a psicopedagoga e coordenadora da Educação Especial, Joana Lúcia Scarpari Mayer.

Para a professora Adriana Marta de Oliveira, da Escola Municipal Vitorino Barbiero, o encontro final foi maravilhoso e a troca de experiências ajudou a fortalecer a equipe. “A equipe multidisciplinar que está atuando no município esse ano está de parabéns porque a Educação Especial teve muitos avanços, em especial pelo excelente trabalho realizado por essas pessoas dedicadas”.

Segundo a professora Sandra Maria Gass Neves, do CMEI Olímpia Pizzollo, este ano de 2022 foi de muito aprendizado e experiências. “Atendi dois alunos autistas, e cada um teve evoluções diferentes, percebendo assim que cada caso tem suas particularidades”. Ela destacou o empenho e o profissionalismo da equipe da Educação Especial da secretaria de Educação. “Tive muito apoio, conseguindo sanar todas as dúvidas e recebendo auxílio no que foi necessário”.

Há uma preocupação muito grande da secretaria de Educação no atendimento as crianças com algum tipo de necessidade educacional especial. “Um indicativo disso é a iniciativa de promover a formação continuada aos professores que atuam nas escolas e CMEI’s a fim de que possam auxiliar e promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes a partir da reflexão e aprimoramento da sua prática pedagógica”, destacou a secretária de Educação, Solange Gamba Motta. 

Solange informou que há também uma preocupação e empenho para ofertar o atendimento a essas crianças. ”Como profissionais da educação, compreendemos que é essencial que seja ofertado ao aluno diversas possibilidades para que possam se desenvolver”.  

Ela completou dizendo que ‘o município tem procurado seguir todas as orientações legais, ofertando o atendimento educacional especializado nas escolas da rede, disponibilizando professores de Apoio Educacional Especializado – (PAEE) e Professor de Apoio à Comunicação Alternativa (PAC) aos estudantes que demonstrem a necessidade e buscando firmar parcerias para o atendimento das mais diversas necessidades’.

Fonte: Assessoria São Miguel do Iguaçu