Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Peça ‘Mulheres’ é destaque na 11ª Mostra de Teatro de São Miguel do Iguaçu

A peça ‘Mulheres’ tem a participação de alunos do Grupo Municipal.

  • 18/11/2022
  • Foto(s): Assessoria São Miguel do Iguaçu
  • Região
Peça ‘Mulheres’ é destaque na 11ª Mostra de Teatro de São Miguel do Iguaçu

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, está realizando a 11ª Mostra de Teatro, no Centro Cultural Avelino Antônio Vieira.

Durante o evento o Grupo Municipal de Teatro Chaplin e os alunos da Oficina Municipal de Teatro estão apresentando espetáculos teatrais direcionados aos alunos das escolas do município e a toda comunidade.

Na quinta, 17, e sexta, 18, a Mostra está sendo retomada com a apresentação da peça ‘Mulheres’. No horário das 08h30 e 14h30 a encenação é voltada principalmente para alunos dos Colégios Estaduais e a partir das 19h30, para o público em geral. 

O evento, que teve início no dia 31/10, contou com a presença de centenas de alunos que presenciaram as peças “O Sanduíche”, “Conflito em Sala de Aula” e “Planeta Azul”. 

A peça ‘Mulheres’ fez sua estreia na manhã desta quinta, 17. Apresentado pelo Grupo Municipal de Teatro Chaplin, o texto fala de domínio, submissão, necessidades e conservadorismo de uma família tradicional, respeitada pelos bons costumes e direitos de ser humano.

“Uma família tradicional, com ascensão e queda. Sete mulheres convivem em uma casa, em busca de satisfazer seus desejos, sonhos, anseios, necessidades e liberdade. A irmã mais velha é responsável pelas outras, não permitindo que fujam dos ensinamentos religiosos, seguindo as leis dos bons costumes, dominando-as com extrema agressividade”, explica o professor de teatro, Álvaro Sampaio.

As três primeiras peças da Mostra tiveram a participação de alunos das oficinas de teatro. “Foram todos espetáculos infantis e com belas apresentações. As escolas lotaram o Centro Cultural”, conta o professor.  

A peça ‘Mulheres’ tem a participação de alunos do Grupo Municipal.  Uma das participantes do elenco é a Sra. Jura Wagner .”É minha estreia nesse grupo e estou muito emocionada por participar e espero que o público goste”. 

Esse evento finaliza o ano das aulas de teatro no município que contou com aproximadamente 70 alunos, entre adultos, infantis e com as oficinas. “Alguns vão ainda auxiliar durante a programação de Natal, como duendes”, informa Sampaio.

A ideia do departamento de Cultura é realizar em 2023 uma Mostra Estudantil de Teatro. “É um evento que envolve todas as escolas do município”, disse o professor.

A professora Silvia Dal Pozzo, do Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza, enfatizou que trazer os estudantes para um teatro é sempre importante porque a cultura faz parte da vida. “As peças teatrais são uma demonstração da cultura e do agir da sociedade”.

O estudante Gustavo Bonometto destacou que valorizar o teatro é importante porque é uma demonstração da comunidade em que vivemos. “Estamos num processo de desenvolvimento da cultura muito aquém do que deveria ser e essa mostra vai enriquecer nosso conhecimento”.

A diretora de Cultura, Marlei Scussel Farias, destacou o evento está sendo um sucesso total, contando com a dedicação e superação de todos. “A peça ‘Mulheres’ vai fechar com chave de ouro a nossa Mostra”.

Fonte: Assessoria São Miguel do Iguaçu