Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Família Valiati inaugura Centro de Equoterapia. Espaço será utilizado pela AMOA

Com a inauguração do Centro de Equoterapia, a família também presta homenagem à matriarca, Lídia Valiati, dando seu nome àquele espaço.

  • 28/10/2022
  • Foto(s): João Hermes/Costa Oeste News
  • Região
Família Valiati inaugura Centro de Equoterapia. Espaço será utilizado pela AMOA

Foi inaugurado oficialmente na manhã de quinta-feira (27), o Centro de Equoterapia Lídia Valiati, espaço destinado ao trabalho da AMOA com crianças portadoras de alguma síndrome. O investimento todo foi feito pela família Valiati, através de suas empresas. A idéia nasceu com os irmãos Egídio, Daniel e Roque, mas entre o período de planejamento até a execução do projeto, a família perdeu um dos irmãos. Roque Valiati faleceu.

Mas o trabalho continuou, com um empenho ainda maior. E o que era apenas um sonho, se torna realidade. Com a inauguração do Centro de Equoterapia, a família também presta homenagem à matriarca, Lídia Valiati, dando seu nome àquele espaço.

A inauguração contou com a presença de familiares e convidados, especialmente a equipe técnica e diretoria da AMOA. Também se fizeram presentes, o poder judiciário, lideranças políticas, e empresariais, Cooperativas, dentre outros.

A Equoterapia ou terapia assistida por cavalos é um método terapêutico que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

O prefeito de Medianeira, Antônio França, também prestigiou o ano inaugural e enalteceu a iniciativa da família Valiati:

Em seu pronunciamento, o empresário Egídio Valiati, falando em nome da família, lembrou de todos o processo idealizado até chegar a esse momento e com emoção, lembrou da mãe do irmão falecidos, dizendo que isso também teve importante apoio deles. Depois em entrevista, destacou o investimento como uma ação de responsabilidade social e os benefícios que isso traz:

Daniel Valiati, o Neco, como é carinhosamente conhecido, falou do importante investimento feito pela família e que será agora utilizado pelas crianças da AMOA e sua equipe técnica:

A AMOA – Escola que trabalha com crianças com diversas síndromes, passou a utilizar o cavalo como equipamento auxiliar para terapias, com equipe técnica treinada pela Ande Brasil. Para a diretora, Elenice Delazari Valério, os resultados são bastante expressivos e reflete inclusive no relacionamento familiar:

E esse sonho que se tornou realidade, também foi destacado pelo atual presidente da AMOA, entidade mantenedora da escola, Sandra Valiati. Além de elogiar a iniciativa, Sandra falou também sobre a importância que esse trabalho representa para as famílias atendidas e que o Centro de Equoterapia passa a ser referência no Estado e no país:

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post