Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Pré-conferências da Saúde deverão iniciar em novembro em Missal

As pré-conferências são momentos importantes de ouvir as demandas das comunidades, de obter uma participação popular mais efetiva.

  • 11/10/2022
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Pré-conferências da Saúde deverão iniciar em novembro em Missal

Na última sexta-feira, 07 de outubro de 2022, ocorreu uma formação em preparação as conferências municipais de Saúde na 9ª Regional de Foz do Iguaçu. De Missal estiveram presentes a Secretária de Saúde, Silvia Maccari Petricoski, a Diretora de Vigilância em Saúde, Janiele Rodrigues de Oliveira, a coordenadora das Unidades de Saúde, Greice Goerck, que também é secretária do Conselho de Saúde, e o Presidente do Conselho, Gentil Rosa.

O Encontro é preparatório a 17ª Conferência Nacional de Saúde com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia!” previsto maio de 2023. Antes disso terá a conferência Estadual, provavelmente no mês de abril. Os municípios tem o mês de março como último prazo para realizar as conferências. Em Missal deve ocorrer final de fevereiro ou início de março.

A partir do curso, será formada uma comissão para planejar a conferência Municipal e as pré-conferências de Saúde, que devem ocorrer no mês de novembro, pois, é necessário que seja com 60 dias de antecedência mínima da Conferência Municipal. As pré-conferências são momentos importantes de ouvir as demandas das comunidades, de obter uma participação popular mais efetiva.

Objetivo

Mais que um instrumento legal de participação popular, a Conferência significa o compromisso do gestor público com as mudanças no sistema de saúde e tem por objetivo: Avaliar e propor diretrizes da política para o setor saúde; discutir temas específicos para propor novas diretrizes da política de saúde; e, escolher delegados para a Conferência Estadual.

Eixos Temáticos

São 04 os eixos que deverão ser discutidos:

I- O Brasil que temos. O Brasil que queremos;

II- O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;

III- Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e

IV- Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Conferência

A realização da Conferência de Saúde é importante sob vários aspectos necessários para melhorar a qualidade no atendimento e na formulação de políticas públicas que atendam de fato as necessidades da população, sobretudo, dos mais carentes, que mais necessitam do SUS.

Entre as atribuições estão analisar a situação de saúde; debater o tema e os eixos temáticos, analisando as prioridades locais de saúde, para a revisão dos Planos Municipais de Saúde, elaborados para os anos de 2022 a 2025; formular propostas no âmbito do município; elaborar o Relatório Final.

A partir disso, eleger e homologar as instituições, órgãos e entidades que irão compor o Conselho Municipal de Saúde – Gestão 2024 a 2028; Eleger delegados e delegadas para a Conferência Estadual de Saúde (23 a 25 de maio de 2023); aprovar as propostas de âmbito da Política Nacional de Saúde, a serem encaminhadas para a Conferência Estadual de Saúde.

A reunião foi conduzida pela Apoiadora do Cresems, Carline Slovinski Acordi Garcia, e de representantes da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu. Vale lembrar que a população precisa compreender as formas de financiamento do SUS, que grande parte é absorvida pelos municípios, e exigir do Estado e da União maior aporte para que o atendimento de saúde seja mais eficaz. 

Fonte: Assessoria Missal