Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Delegacia da Mulher ganha nova estrutura em Foz com o apoio de Itaipu

Local também vai abrigar a Secretaria do Turismo e o Instituto de Identificação. Imóvel será construído em área doada pelo Instituto Água e Terra (IAT) à Secretaria de Segurança Pública do Estado.

  • 11/10/2022
  • Foto(s): Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
  • Região
Delegacia da Mulher ganha nova estrutura em Foz com o apoio de Itaipu

No mês em que a atenção à saúde da mulher é reforçada com a campanha do Outubro Rosa, tem início uma obra bastante aguardada em Foz do Iguaçu: a construção do prédio que vai abrigar a Delegacia da Mulher e do Turista, e o Instituto de Identificação. A obra, que tem investimentos de R$ 2,9 milhões da Itaipu Binacional, começou na última terça-feira (4) em uma área localizada na Avenida Jorge Schimmelpfeng.

A nova delegacia trará melhores condições de atendimento, demonstrando o compromisso da Itaipu com a segurança pública e a cidadania em Foz do Iguaçu. “É uma luta de longos anos, do Conselho da Mulher e das entidades que fazem parte dele. Agora, com um espaço mais centralizado, as mulheres da periferia terão mais facilidade de acesso”, afirma a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, Maria Madalena Ames.

O investimento é resultado de um convênio celebrado entre a Itaipu e a Associação dos Funcionários e Amigos da Polícia Civil de Foz do Iguaçu. O imóvel é uma doação do Instituto Água e Terra (IAT) à Secretaria de Segurança Pública do Estado. Será construído um prédio inteiramente novo, totalizando 648 m2 de área construída.

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, destacou a importância do apoio da Itaipu no reforço da segurança em Foz do Iguaçu, município que é estratégico para o Paraná e o Brasil. “Nesse contexto, a implementação da Delegacia da Mulher e do Turista é um importante avanço”, afirmou.

Segundo Mesquita, a instalação dessa delegacia especializada possibilita oferecer um atendimento de qualidade, com toda a estrutura necessária, às mulheres vítimas de violência e aos visitantes que vêm de todas as partes do Brasil e do mundo. “Sabemos que a segurança é um fator fundamental para que um viajante opte por um determinado destino e ter este serviço em Foz certamente atrai turistas, o que é positivo para nossa economia e a geração de empregos”, completou.

Atualmente, a Delegacia da Mulher e do Turista funciona em um imóvel alugado, localizado na Vila A. E o Instituto de Identificação, junto à 6ª Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu (6ª SDP). A previsão para conclusão da obra é no segundo semestre de 2023.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional