Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Conselheiros e ex-conselheiros tutelares do Oeste do Paraná realizam capacitação em São Miguel

O objetivo foi capacitar os conselheiros e apresentar a Rede de Proteção de São Miguel do Iguaçu, trabalho que é modelo na região.

  • 27/09/2022
  • Foto(s): Assessoria São Miguel do Iguaçu
  • Região
Conselheiros e ex-conselheiros tutelares do Oeste do Paraná realizam capacitação em São Miguel

O município de São Miguel do Iguaçu sediou no último sábado, 24, na Pousada das Águas, localizada no Distrito de Santa Rosa do Ocoí, o 96º encontro da Associação de conselheiros e ex-conselheiros Tutelares do Oeste do Paraná – ACTOP.

O encontro reuniu representantes dos municípios do Oeste do Paraná e teve por objetivo capacitar os conselheiros e apresentar a Rede de Proteção de São Miguel do Iguaçu, trabalho que é modelo na região.

Para o presidente do Conselho Tutelar de São Miguel, Moacir Augustinho Leite, o evento atingiu seus objetivos. Ele agradeceu o empenho de todos no sucesso do encontro. “Pela primeira vez sediamos um evento dessa natureza e foi brilhante”.

Durante o cerimonial de abertura o CTG Querência Amada realizou belas apresentações artísticas que abrilhantaram o evento. Houve ainda uma apresentação de uma peça teatral sobre a ‘valorização da vida’.

O presidente da Associação dos Conselheiros do Oeste do Paraná (ACTOP), Marcos Sandoval, destacou que o encontro foi muito importante pela troca de experiências e conhecimentos adquiridos com as palestrantes. “Foi espetacular”.

A psicóloga da Rede de Proteção do município, Vanessa Tramontin da Soler Araújo, apresentou uma palestra sobre o trabalho que é realizado em São Miguel e disse que o trabalho objetiva ter uma melhor conexão entre os setores que atendem as crianças e adolescentes. “Pois ele é realizado por profissionais que tem sua bagagem teórica, científica e também pessoal. Este evento veio para contribuir muito com as reflexões sobre o trabalho que viemos realizando e também para apontar bons caminhos para continuarmos seguindo”.

Para o promotor de Justiça de São Miguel, Pedro Pires Domingues Wanderlei, o evento foi agradável e bem organizado e, além de servir para salutar a troca de ideias e compartilhamento de boas práticas, trouxe a esperança de que a instituição ‘Conselho Tutelar’ em nosso estado assuma de fato o papel de destaque. “Desde a edição do Estatuto da Criança e do Adolescente, ele é o principal órgão da Rede Proteção da Criança e do Adolescente”.

A secretária interina de Assistência Social, Sandra Maria Rodrigues Cechinel, destacou o apoio da secretaria ao evento. “Toda equipe prestou o suporte necessário para realização do evento e tem dado todo o apoio para que a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente de São Miguel do Iguaçu esteja em plena sintonia com o Conselho Tutelar”.

O evento teve ainda a palestra ‘A lei 13.431/2017 e a Rede de Proteção’ com Ângela Mendonça, pedagoga pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Administração pública UFPR, especialista em Direito Educacional, ex-assessora técnica no Ministério Público do Paraná, coordenadora dos cursos de especialização em direito educacional, direito aplicado ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Pedagogia Social.

Fonte: Assessoria São Miguel do Iguaçu