Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Guaíra promove ações emergenciais de drenagem urbana

Conforme a equipe, o principal fator que impede o escoamento da água é a grande quantidade de lixo nas ruas.

  • 22/09/2022
  • Foto(s): Assessoria Guaíra
  • Região
Guaíra promove ações emergenciais de drenagem urbana

Devido às fortes chuvas que atingiram o Município de Guaíra na manhã de quarta-feira (21), o poder público municipal, por meio da Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, promoveu um mutirão de ações emergenciais para viabilizar a drenagem urbana nos pontos críticos alagados.

Guaíra recebeu diversos investimentos em drenagem urbana nos últimos anos, com o intuito de diminuir os alagamentos em dias de fortes chuvas. Mesmo assim, em pontos específicos, o escoamento da água pluvial não consegue atender a demanda necessária para evitar os transtornos.

Diante disso, em dias de fortes chuvas, o poder público trabalha com ações emergenciais para auxiliar na drenagem das vias e espaços, como a limpeza dos bueiros, por exemplo.

Conforme a equipe, o principal fator que impede o escoamento da água é a grande quantidade de lixo nas ruas, pois este é carregado pela chuva até as bocas de lobo, popularmente conhecidas como bueiros. Consequentemente, a água não tem espaço para transitar, e as tubulações ficam entupidas de resíduos, transbordam e causam alagamentos.


Além disso, reforçam que o trabalho rotineiro da coleta de lixo, junto aos investimentos em drenagem urbana, são ineficazes no combate aos alagamentos caso a população continue realizando o descarte incorreto do lixo, uma vez que este continuará dificultando o escoamento da água.

Vale ressaltar que o município conta com um cronograma semanal de coleta de resíduos, assim como de entulhos, divulgado semanalmente nas mídias sociais. Além disso, o cidadão também pode consultá-lo diretamente na Diretoria de Limpeza Pública, pelo fone (44) 3642–0000, ou no CAM — Centro Administrativo Municipal, endereço: Av. Thomaz Luiz Zeballos, nº 2000.

A atenção ao cronograma é fundamental para que o lixo seja recolhido no período correto, e evite a aglomeração de insetos como baratas e ratos, entre outros transtornos.

Fonte: Assessoria Guaíra