Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Conceitos de Horta Comunitária e Compostagem são repassados em Oficina no interior de Missal

O Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari esteve na Oficina, que conta com o apoio da Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

  • 20/09/2022
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Conceitos de Horta Comunitária e Compostagem são repassados em Oficina no interior de Missal

Os alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Rural Epitácio Pessoa em Linha Jacutinga participaram, juntamente com o professor Volmir Spanholi, de uma Oficina sobre Horta Comunitária. Além dos conceitos da horta, informações importantes sobre compostagem foram repassadas aos alunos.

Da mesma forma que a cisterna, outra oficina realizada em Jacutinga, a Horta pode ser produzida em casa. A prática da compostagem também pode ser muito benéfica para maior qualidade dos itens plantados na horta, sejam, verduras, legumes ou mesmo flores, que tem seu papel junto ao cultivo.

A técnica do CAPA (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia), Daiana Pauletti, conduziu os trabalhos tirando dúvidas dos alunos, que botaram a mão da terra e conheceram os substratos necessários, bem como a importância da utilização do calcário para que as hortaliças sejam de qualidade, tudo na medida exata.


O Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari esteve na Oficina, que conta com o apoio da Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. “Este trabalho faz parte da Educação Ambiental que é muito importante para a sustentabilidade do nosso município”, destaca.

Quem também contribuiu com informações relevantes aos alunos e coordenou junto a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, foi a tecnóloga ambiental, Pâmela Gallas Buche, a Chefe de Divisão de Aterro Sanitário, Lixo Orgânico e Reciclados, Thaíse Silvani e a Estagiária Elisa Rafler. O Valor investido foi de R$1.635,40 visto que a Escola já possuía o canteiro.

Fonte: Assessoria Missal