Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

CAPS e Uniguaçu promovem palestra alusiva ao Setembro Amarelo

A palestra é alusiva à campanha Setembro Amarelo e teve o objetivo de trazer mais informações sobre o tema, tendo em vista ser o mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio.

  • 20/09/2022
  • Foto(s): Assessoria São Miguel do Iguaçu
  • Região
CAPS e Uniguaçu promovem palestra alusiva ao Setembro Amarelo

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), vinculado à secretaria de Saúde, e a Uniguaçu promoveram na última sexta-feira, 16, no auditório da faculdade, a palestra ‘Verdades e Mitos sobre o suicídio’ com o psicólogo e professor Ivo Valente Côrte, mestre em saúde pública em região de fronteira.

A palestra é alusiva à campanha Setembro Amarelo e teve o objetivo de trazer mais informações sobre o tema, tendo em vista ser o mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio.  

O evento faz parte das ações alusivas à campanha que estão sendo desenvolvidas no município, como por exemplo, as visitas de conscientização que a equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) esteve realizando em lojas, repartições públicas, Unidades Básicas de Saúde e demais locais.

ATENDIMENTOS

A secretaria de Saúde do município segue o seguinte protocolo no atendimento desses pacientes: num primeiro momento são atendidos em sua Unidade Básica de Saúde de referência que está apta a realizar o encaminhamento devido para as psicólogas da Atenção Básica, sendo essa equipe especializada e capacitada, responsável pelos encaminhamentos. Depois, conforme a necessidade são encaminhados para atendimento especializado. “Ainda, os pacientes que prefiram um atendimento emergencial/ sigiloso via telefone, podem entrar em contato com o CVV – Centro de Valorização da Vida, no número 188. A ligação é gratuita, 24h00 por dia”, informa a secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti Queiroz.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano.

Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti-estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas. 

Fonte: Assessoria São Miguel do Iguaçu