Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Expedição Costa Oeste: moinho de Fubá se torna legado da família Bussolo

Os irmãos Paulo e José Bussolo, sustentam está tradição com o milho sendo moído ainda na pedra.

Expedição Costa Oeste: moinho de Fubá se torna legado da família Bussolo

O fubá foi o primeiro alimento de muitas famílias na colonização do oeste paranaense. Os irmãos Paulo e José Bussolo, sustentam está tradição com o milho sendo moído ainda na pedra, na Linha Alegria, interior de Medianeira-PR. Porém, recentemente, a agroindústria ganhou atenção dos mais jovens, para surpresa dos irmãos bussolo. Durante a pandemia, Andrei e Adriel, filhos de Paulo, estudavam fora, mas, eles perceberam que havia uma oportunidade na frente de casa. 



Cada um utilizada seus conhecimentos para ajudar agroindústria crescer. Andrei estuda manutenção industrial e aplica tudo que aprende no moinho. Adriel administra os números. Hoje, eles não produzem mais o milho orgânico, mas mantem a produção convencional, sem grãos transgênicos. O milho moído na pedra proporciona um fubá diferente e mais saboroso. 

Os dois jovens empreendedores unem o conhecimento adquirido em sala de aula, com a experiencia do pai e do tio, e o entusiasmo dos irmãos e primos, para manter a tradição. A agroindústria produz cerca de seis mil quilos de fubá todo mês. Também são produzidos canjica e milho. A Cresol Conexão tem sido parceira importante nos custeios das lavouras, da onde saem a matéria prima. 

Estimular os jovens a empreender possibilita inúmeras oportunidades de crescimento. E assim os Bussolo garantiram por mais algumas gerações um fubá tradicional e com sabor especial.


Fonte: Costa Oeste News