Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Presidentes do Brasil e do Paraguai se encontram no centro da Ponte da Integração

  • 01/09/2022
  • Foto(s): Rádio Cultura Foz
  • Região
Presidentes do Brasil e do Paraguai se encontram no centro da Ponte da Integração

O presidente Jair Bolsonaro veio a Foz do Iguaçu nesta quarta-feira (31), onde realizou uma visita técnica nas obras da Ponte Internacional da Integração, a segunda ligação por água entre o Brasil e o Paraguai. Em meio a ponte, Bolsonaro se encontrou com o presidente Mário Abdo Benitéz, do Paraguai.

Os dois chefes de estado apertaram as mão como símbolo de integração entre as duas nações e depois caminharam pela passarela até o lado brasileiro.

Bolsonaro e Marito disseram que esta é uma obra histórica, após 57 anos da construção da Ponte Internacional da Amizade, que ajudará a fortalecer a conectividade entre os dois países.

O presidente brasileiro ressaltou que a Ponte da Integração é motivo de orgulho para os dois países, que estão mais próximos do que nunca. Acrescentou que estrutura vai ajudar a impulsionar o comércio em toda a região.


Obra

No dia 17 de agosto, as duas extremidades da Ponte de Integração foram unidas após a colocação da última aduela no centro da estrutura.

Atualmente, as obras correspondentes à última etapa do projeto estão sendo executadas sem pausa, como soldagem especial, colocação de lajes pré-fabricadas, concretagem; e os acabamentos, que incluem camada asfáltica, sistema de iluminação, para-lamas tipo New Jersey e grades.

A construção da Ponte de Integração começou em 2019 e sua conclusão está prevista para novembro de 2022. Atualmente, a obra está 91% concluída. O empreendimento é financiado pela Itaipu Binacional no valor de US$ 84 milhões.

Estrutura

A Ponte da Integração tem 760 metros de extensão, com vão central de 470 metros de vão livre sobre o rio e mais de 60 metros de altura. A montagem das aduelas, peças pré-fabricadas mistas (metal e concreto) que conformam a pista da estrutura começou em outubro de 2021. Foram colocadas 37 aduelas metálicas, 18 de cada lado.

Fonte: Rádio Cultura Foz