Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rally dos Sertões movimentou o Oeste do Paraná na manhã deste sábado (27)

Dezenas de pessoas prestigiaam os pilotos nas rotas do circuito pelas estradas rurais na região.

  • 27/08/2022
  • Foto(s): Andrea dos Santos
  • Região
Rally dos Sertões movimentou o Oeste do Paraná na manhã deste sábado (27)

Foi dada a largada neste sábado (27) na caravana do Sertões BRB 30 anos. O Rally dos Sertões segue para a primeira de 14 etapas do maior rally do mundo, que começou a desafiar os competidores com o percurso que liga Foz do Iguaçu a Umuarama, ainda no Paraná. São 366 quilômetros, 173 cronometrados atravessando fazendas de soja, com predominância de cascalho, alguns trechos de pedras e muitas lombadas

Com 7.202km pela frente até Salinópolis (PA), onde chega dia 10/9, ainda não é hora de arriscar tudo. Por outro lado, com o equilíbrio esperado para a disputa, é fundamental iniciar bem.

E o Rally dos Sertões tem agitado a Costa Oeste do Paraná levando dezenas de pessoas a admirarem os competidores em alta velocidade pelas estradas rurais. Uma verdadeira onda  de emoção e adrenalina.

Roteiro

O roteiro definido para uma edição histórica, que faz do Sertões BRB 2022 o maior rally do mundo, é uma ode aos diversos Brasis. Uma proposta que surgiu através da ideia de ligar, com a devida licença poética, o Chuí ao Oiapoque. Que se concretizou nas 14 etapas atravessando oito estados e os cinco biomas do país: pela ordem, Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Caatinga e Floresta Amazônica.

Variedade que se reflete não só nas paisagens, mas também nas características das especiais cronometradas (tipos de piso, altimetria, trechos mais travados ou abertos, navegação mais ou menos exigente). Especiais que, aliás, ganharam seus nomes das estrofes do Hino Nacional, uma forma de destacar e celebrar o Bicentenário da Independência, também uma inspiração para o Sertões BRB 30 Anos.

Assim como a final da copa do mundo no Brasil tem que ser no Maracanã, a final do maior rally do mundo também será. Ou, mais ou menos por aí. Isso porque a cidade de Salinópolis, até 1943, fazia parte do município de Maracanã. Independentemente do nome, esta etapa leva esse nome porque chegará “Ao Som do Mar” no litoral do Pará.

A especial que encerra o maior Sertões da história depois de cruzar o Brasil é considerada bonita e prazerosa.

Fonte: Costa Oeste News com Rádio Cultura

Autor do post