Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Lar é fonte de inspiração para cooperativas do Norte e Sudeste do Brasil

O modelo de gestão administrativo e industrial da Lar Cooperativa serviu como fonte de inspiração para aprimorar os processos de duas cooperativas.

  • 16/08/2022
  • Foto(s): Assessoria Lar
  • Região
Lar é fonte de inspiração para cooperativas do Norte e Sudeste do Brasil

O modelo de gestão administrativo e industrial da Lar Cooperativa serviu como fonte de inspiração para aprimorar os processos de duas cooperativas que enviaram diretores e líderes para uma troca de experiências com a diretoria e equipe técnica da Lar no dia 08 de agosto. Partindo de um dos princípios do cooperativismo: a intercooperação, os visitantes receberam todo o suporte em apresentações com informações técnicas e atendimento individualizado por setor. 

“Recebemos seis diretores e superintendentes da maior cooperativa de café do mundo, a Cooxupé, de Minas Gerais, e que nos visitou para conhecer nossa operação com grãos. Além desse grupo, 22 líderes da Coopernorte, a maior cooperativa do norte do país, também vieram conhecer nosso trabalho e levar um pouco de experiência. Estamos muitos felizes em poder contribuir com nossos parceiros”, afirmou o diretor-presidente Irineo da Costa Rodrigues que fez questão de recepcionar os dois grupos na sede administrativa da Lar.

Cooperativa Cooxupé


A comitiva que visitou a Lar conheceu os processos que envolve a área de grãos em uma reunião bastante produtiva com o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, o superintendente de Negócios Agrícolas da Lar, Vandeir Conrad e o gerente da Divisão de Insumos da Lar, Ramiro Criveletto.

O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues De Melo, comentou sobre sua admiração pela Lar. “A Lar é um exemplo para o cooperativismo não só no Paraná, mas também no Brasil. Uma pujança jamais vista em crescimento nos últimos anos e estamos aqui para buscar conhecimento, experiência com essa grande referência que é a Lar para o agronegócio brasileiro”. Na oportunidade, a comitiva da Cooxupé também conheceu o espaço da Lar Escola de Formação, em Medianeira (PR) e se encontrou com membros do Conselho Consultivo da Lar e autoridades políticas da região.

Com sede em Guaxupé (MG), a Cooperativa Cooxupé possui hoje mais de 17 mil associados e recebe grãos de café em cerca de 300 municípios localizados no Sul de Minas Gerais, Cerrado Mineiro, Matas de Minas e Vale do Rio Pardo (no estado de São Paulo).

Coopernorte


A visita do grupo da Coopernorte, formado por líderes de setores estratégicos da cooperativa, envolveu a participação de todos os departamentos da Lar. Após uma apresentação institucional ministrada pelo superintendente Administrativo Financeiro, Clédio Marschall, o grupo se dividiu e cada profissional pode conversar com os gestores da Lar que atuam na mesma área, o que contribuiu ainda mais para a troca de informações.

A Coopernorte atua desde 2011 na região de Paragominas (PA) onde tem sua sede administrativa e parte de suas unidades que recebe a produção agrícola dos 94 associados até o momento. Entre as principais funções está o recebimento, armazenagem e comercialização de grãos e insumos e agora deve caminhar para uma nova fase que promete mudar os rumos da Cooperativa.  “Vamos iniciar a verticalização da nossa produção, fazendo o beneficiamento e empacotamento do produto final, por isso estamos aqui na Lar para buscar referência, inspiração, novidades e projetos com potencial para implantarmos com nossos associados, colaboradores e parceiros”, comentou a supervisora de Marketing da Coopernorte, Ingrid Assunção empolgada com a visita que terminou na Unidade Industrial de Aves da Lar em Matelândia (PR).

Fonte: Assessoria Lar