Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

PRF apresenta ao Governo Municipal projeto da nova unidade operacional que será instalada em São Miguel do Iguaçu

A estrutura será construída na BR-277, em São Miguel do Iguaçu, nas proximidades da praça de pedágio.

  • 12/08/2022
  • Foto(s): Assessoria São Miguel do Iguaçu
  • Região
PRF apresenta ao Governo Municipal projeto da nova unidade operacional que será instalada em São Miguel do Iguaçu

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) terá uma nova unidade operacional para os trabalhos desenvolvidos na região de fronteira, que abrange a delegacia de Foz do Iguaçu. A estrutura será construída na BR-277, em São Miguel do Iguaçu, nas proximidades da praça de pedágio. 

Na manhã desta quinta-feira, 11, o inspetor-chefe da delegacia da PRF de Foz, Marcos Pierre Carvalho, esteve no gabinete do prefeito Boaventura Motta apresentando o projeto da nova construção para a equipe do Governo Municipal. 

A reunião teve por objetivo, além de apresentar o projeto e a forma de atuação da PRF após a nova base estar concluída, também solicitar apoio do município nos trâmites burocráticos necessários para viabilização da construção. ‘São Miguel foi escolhida pela estrutura do local onde será implantada a unidade e pela boa receptividade do poder público para que esse projeto venha a ser implantado no município’, explicou Pierre.

A nova unidade terá cobertura da pista na BR-277, possibilitando assim que o trabalho possa ser realizado 24 horas por dia, será uma unidade blindada, com estrutura de apoio ao usuário, inclusive com atendimento pré-hospitalar, heliponto para pouso de decolagem de aeronaves policiais e de atendimento aero médico, além da instalação de equipamentos de alta tecnologia, que permitirão um trabalho conjunto com outras forças de segurança federais, estaduais e municipais. 

‘É uma estrutura diferenciada. Hoje no Brasil não tem nenhuma estrutura com esse suporte que teremos aqui. Uma unidade tecnológica, com todo o apelo ambiental, para fornecer toda a estrutura para gerar uma sensação de segurança na região’, destacou Pierre. 

O prefeito Boaventura Motta, garantiu que o Governo Municipal vai prestar todo o apoio necessário nas ações que cabem ao município e comemorou o fato de São Miguel ser a sede da conquista desse importante reforço para a segurança regional. ‘Já pedimos para os secretários darem todo o apoio que for possível para agilizar tudo o que tiver ao nosso alcance e possibilitar que a obra saia logo do papel. Somos um município de pessoas do bem, que se preocupam com a segurança. Essa nova sede vai ser muito importante, pois quanto maior e eficiente for o trabalho de fiscalização, mais longe a bandidagem vai passar’, destacou.

‘Há dois anos o trabalho esteve concentrado na construção de uma Casa de Custódia, o que graças a Deus não deu certo. Agora está sendo trabalhado esse projeto que vai ser um marco, que vai trazer muito mais segurança não só para São Miguel, mas para toda a região!’, lembrou o vice-prefeito, Claudio Rodrigues. 

A previsão é de que o projeto executivo, que está sendo desenvolvido em parceria com a Itaipu Binacional e o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, seja concluído neste mês de agosto e que a licitação seja realizada até o final de 2022. A expectativa é de que os trabalhos de construção tenham início no primeiro trimestre de 2023.

Durante a reunião também foram debatidas questões relacionadas ao trânsito na BR-277, no perímetro de São Miguel do Iguaçu, em especial três pontos críticos onde são registrados muitos acidentes. ‘Nos preocupam muito os trevos de saída para Foz e Medianeira e o da comunidade Cacic, locais onde acontecem muitos acidentes. Com essa conversa de hoje tivemos uma boa orientação para buscar alternativas que possam ajudar a evitar os acidentes’, relatou o secretário de Assuntos Comunitários, Segurança e Trânsito, Alexandro Alcará. 

Também foram apresentadas outras ações de segurança púbica que estão sendo trabalhadas pelo Governo Municipal, como por exemplo, o projeto de monitoramento com câmeras de segurança espalhadas pela cidade e interior.

Fonte: Assessoria São Miguel do Iguaçu