Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Município de Missal e CISI discutem orçamento de serviços para o próximo ano

A busca de hospital com atendimento regionalizado e processo de licitação via consórcio também estiveram na pauta da reunião.

  • 10/08/2022
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Município de Missal e CISI discutem orçamento de serviços para o próximo ano

O prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, juntamente com a secretária de Saúde do município, Silvia Maccari Petricoski, esteve reunido com a diretora do CISI (Consórcio Intermunicipal de Saúde Iguaçu), Marlei Rosa na tarde desta segunda-feira, 08 de agosto de 2022. 

Também estiveram no encontro a apoiadora do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná), Carline Slovinski Acordi Garcia, e o presidente do Cresems (Conselho Regional das secretarias municipais de Saúde), Alex Roveda, secretário de Saúde de Serranópolis do Iguaçu.

Orçamento

O objetivo do encontro, que ocorreu no gabinete da prefeitura de Missal, foi tratar sobre o orçamento para 2023. Neste ano houve a necessidade de suplementações e com isso foram gerados contratos paralelos aos existentes, justamente para suprir a demanda.

A área da Saúde tem sido afetada nos últimos anos com um aumento no volume de atendimentos, bem como, o reajuste de valores de produtos e serviços ofertados. Isso devido a inúmeros fatores, como a própria pandemia, conflitos internacionais, falta de insumos. Estas questões tem afetado o atendimento na área da saúde em todo o País.

O diálogo foi no sentido de planejar o próximo ano, prevendo um aporte financeiro maior no orçamento do Consórcio para evitar a geração de novos contratos, que acabam também atrasando os atendimentos devido aos trâmites burocráticos exigidos pelos órgãos de fiscalização, dando sempre transparência aos serviços.

Atendimento Regionalizado

A busca por um hospital com atendimento regionalizado tem sido discutida amplamente pelos gestores de saúde dos 09 municípios integrantes a 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu. O Prefeito Ferrari de Missal sugeriu a busca por uma agenda com o Governador do Estado, juntamente com o secretário de Saúde do Paraná, a fim de apresentar a proposta de regionalização de um hospital que seja referência.

A 9ª Regional é uma das únicas que ainda não possui um hospital com atendimento regionalizado, o que é atribuição do Estado disponibilizar, na avaliação dos gestores, e não dos municípios como vem ocorrendo. Para que a população não fique sem o atendimento, quem paga a conta são os municípios, e no caso do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, principalmente a prefeitura de lá. 

Licitações via CISI

O município de Missal apresentou ainda algumas demandas comuns a outros municípios a fim de dar encaminhamentos às licitações via Consórcio, visando o aumento no quantitativo e a redução dos valores praticados. Um dos primeiros serviços a ser credenciado é a casa de apoio em Curitiba, para os pacientes que precisam de atendimento na capital.

Fonte: Assessoria Missal