Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde de Missal participa de treinamento do PlanificaSUS

O programa visa a redução de custos, melhoria nos atendimentos e um maior conhecimento da população local.

  • 04/08/2022
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde de Missal participa de treinamento do PlanificaSUS

Nesta quarta-feira, 03 de agosto, durante todo o dia, uma equipe multiprofissional da secretaria de Saúde de Missal esteve em um treinamento sobre o PlanificaSUS em Medianeira. Esta estratégia de Educação permanente é importante para a rede de atenção à saúde.

A equipe de Missal coordenada pela secretária Silvia Maccari Petricoski, juntamente com a enfermeira Greice Goerck, contou com profissionais das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, serviço social, psicologia, agentes de saúde e de endemias, enfermeiras, técnica da Vigilância Sanitária, além de um clínico geral.

Importância da Implantação do PlanificaSUS 

A implantação da planificação na Atenção da Saúde é importante, pois, permite conhecer melhor a população e suas necessidades e assim ter uma estratificação de risco a fim de implementar um ciclo de melhoria nas redes de atenção à Saúde.

Durante a capacitação foram abordados pontos importantes quanto ao acesso dos serviços, na responsabilidade dos pacientes, iniciando pelas crianças, desde a vacinação, acompanhando até a fase adulta, dentro da caderneta de serviços disponibilizados pelo SUS.

Redução de Custos 

Além disso, foram abordados tópicos sobre o cuidado integrado entre a Atenção Básica e a Atenção Especializada, responsabilização pela atenção contínua integral, cuidado multiprofissional, compartilhando objetivos e compromissos com os resultados sanitários e econômicos. 

Um alerta apresentado é que atualmente cerca de 80% de todas as condições crônicas de menor complexidade, poderiam ser absorvidas pela Atenção Básica, o que gera longas filas, superlotação na especialidade e custos mais elevados. Portanto, a sugestão é ampliar e melhorar a estratificação antes do envio para as especialidades.

O diálogo entre a Atenção Básica e a Atenção Especializada precisa existir, pois, os pacientes não vão deixar de ser atendidos na Atenção Básica. A missão é justamente consolidar a rede de atenção à Saúde por meio da implantação da metodologia da planificação da Atenção à Saúde.

Visa também expandir o PlanificaSUS para as 22 regionais de Saúde até 2023, tornando o projeto reconhecido como sinônimo de qualidade, satisfação e ganhos de eficiência dos serviços.

Fonte: Assessoria Missal