Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Secretários de Saúde da região iniciam discussão na tentativa de buscar regionalização de atendimento hospitalar

O Hospital Municipal de Foz do Iguaçu é quem está absorvendo a demanda regional. Porém, há uma preocupação quanto aos valores repassados pelo Estado.

  • 29/07/2022
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Secretários de Saúde da região iniciam discussão na tentativa de buscar regionalização de atendimento hospitalar

A 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, que abrange 09 municípios, entre eles Missal, não possui um hospital regionalizado. O Hospital Municipal de Foz do Iguaçu é quem está absorvendo a demanda regional. Porém, há uma preocupação quanto aos valores repassados pelo Estado.

Em reunião na última terça-feira, 26 de julho, os secretários municipais de Saúde iniciaram este diálogo, que deve ser ampliado nos próximos dias com um encontro entre prefeitos dos 09 municípios a fim de somar esforços na busca do pleito.

Entre outros assuntos, os secretários deram continuidade a construção do protocolo de prescrição da enfermagem, iniciando pelo atendimento pediátrico com a possibilidade de prescrição de medicamentos pela equipe de enfermagem, visando dar agilidade nos atendimentos e os fluxos nas unidades de saúde de toda a região.

Outra preocupação comum dos secretários de Saúde é a falta de uma referência regional no atendimento a Tuberculose. No momento não há demanda em Missal, porém, se for necessário, não há uma referência. Portanto foram estabelecidos critérios e fluxos para a referência deste serviço.

Quanto a programas como o Opera Paraná, foram pactuadas cirurgias em Foz do Iguaçu e a cirurgia vascular em Missal, como já anunciado dias atrás. O que causou um alerta nos gestores é que alguns hospitais cujo houve a pactuação, não estão com capacidade para atender determinadas especialidades, portanto, a pactuação será avaliada.

Fonte: Assessoria Missal