Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Para reduzir custos, produtor de leite aposta em integração pecuária-floresta em Missal

O sistema pecuária e floresta foi alternativa criativa que o produtor encontrou para tornar a produção de leite viável dentro de sua realidade.

Para reduzir custos, produtor de leite aposta em integração  pecuária-floresta em Missal

Sombra e água fresca para o gado leiteiro é igual à produtividade. A Expedição Costa Oeste vai mostrar a integração pecuária e floresta que está dando muito certo na região. No sistema pecuária e floresta os animais se alimentam na sombra. Gerando de forma instantânea mais conforto para as vacas. Para conhecer melhor está técnica visitamos o Sítio Paraíso, localizado na Linha Bandeirantes, interior de Missal. O casal Paulo e Noemi Becker já cultivaram de tudo, mas a principal renda vem da produção de leite. 


O estresse gerado nas vacas por calor excessivo é uma preocupação constante nas propriedades leiteiras. Nos sistemas de confinamento os animas demandam de resfriamento e ventilação constante. Proporcionando maior produção e mais custos também. Porém, o intuito não é comparar qual é a melhor técnica e sim mostrar a realidade de cada propriedade. 


O sistema pecuária e floresta foi alternativa criativa que Paulo encontrou para tornar a produção de leite viável dentro de sua realidade. Outro fator fundamental para a produção de leite é água de qualidade. Paulo possui duas nascentes recuperadas que abastecem os piquetes. Um trabalho de longa data efetivado com sucesso em Missal. O produtor consegue ter mais controle nos custos sobre alimentação dos animais, buscando alternativas para comprar menos ração. Paulo, por exemplo, além da pastagem, fornece silagem de milho e um pouco de cana. 

Mas, quando se trata de insumos para manter atividade tecnificada o produtor não tem o que fazer, precisa absorver. A integração pecuária e floresta proporciona uma boa rentabilidade de maneira ambientalmente correta levando qualidade de vida para quem nunca pensou em viver em outro lugar que não fosse um paraíso. 


Fonte: Costa Oeste News