Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Projeto de São Miguel do Iguaçu promove qualidade de vida para os integrantes do Lar dos Idosos

Com o auxílio de diversos materiais como bambolê, barbante, cabo de vassoura, papel, entre outros, os professores movimentam os participantes com o objetivo de melhorar a qualidade de vida deles.

  • 28/07/2022
  • Foto(s): Assessoria São Miguel do Iguaçu
  • Região
Projeto de São Miguel do Iguaçu  promove qualidade de vida para os integrantes do Lar dos Idosos

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, está desenvolvendo um projeto de atividades físicas com os 31 integrantes do Lar dos Idosos Dom Scalabrini.

Todas as terças e quartas-feiras os professores de Educação Física, Dilma Rovaris e Eliseo Marciano Presa, realizam atividades como alongamentos e outras dinâmicas, dentro das possibilidades e limitações de cada idoso.

Com o auxílio de diversos materiais como bambolê, barbante, cabo de vassoura, papel, entre outros, os professores movimentam os participantes com o objetivo de melhorar a qualidade de vida deles. “O que acontece aqui é algo extraordinário e a cada dia é uma vitória ao vê-los em movimento”, conta a professora Dilma Rovaris.

O projeto teve início há dois meses e a cada semana mais idosos participam. “Quando começamos alguns não queriam participar, mas com calma e paciência o grupo foi aumentando e, inclusive, os mais resistentes no princípio são hoje os maiores participantes”, diz satisfeita e feliz, Dilma.

A técnica em enfermagem do Lar, Aline Pavelski, conta que o projeto está sendo ótimo para os idosos porque com a pandemia da Covid-19 eles estavam muito parados. “Os exercícios são bons e estimulam o movimento deles, tão importante nessa idade”.

O Sr. Sebastião da Silva, conhecido como Tião, com 107 anos de idade, diz que gosta das atividades porque movimenta o corpo. “Gosto de fazer porque me sinto bem”.

A Sra. Neiva Fátima dos Santos também adora fazer as aulas porque movimenta os ‘nervos’. “Faz muito bem pra mim e eu gosto muito dos professores porque são uns ‘amores’”.

O presidente do Lar dos Idosos, Luiz Carlos de Souza, disse que as atividades com eles são muito necessárias, tendo em vista que estão a mais de dois anos sem sair da entidade. “Estavam muito parados e toda atividade com eles é de suma importância”.

Fonte: Assessoria São Miguel do Iguaçu