Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Marco das 3 Fronteiras celebra 119 anos nesta quarta, 20 de julho

Há mais de um século com histórias e momentos marcantes na fronteira

  • 20/07/2022
  • Foto(s): Nilton Rolin/Kiko Sierich/Christian Rizzi/Marcos Labanca
  • Região
Marco das 3 Fronteiras celebra 119 anos nesta quarta, 20 de julho

O local mais charmoso de Foz do Iguaçu, Marco das 3 Fronteiras, completa 119 anos no dia 20 de julho. O obelisco verde e amarelo, monumento emblemático da fronteira, foi inaugurado no dia 20 de julho de 1903 – cerca de 11 anos antes da emancipação política da cidade de Foz do Iguaçu (PR) em 1914. 

O marco brasileiro foi inaugurado pelo marechal Cândido Rondon e o engenheiro militar Dionísio Cerqueira. O marco argentino, que se situa às margens do Rio Iguaçu, foi inaugurado na mesma data. Já o marco paraguaio, que fica à margem direita do Rio Paraná, foi erguido anos depois, em 26 de janeiro de 1961.

Os três, igualmente pintados com as cores nacionais, formam um triângulo que fixa o limite territorial e a soberania dos três países. Os “Hitos de las Tres Fronteras”, como são chamados pelos paraguaios e argentinos, já receberam milhares de visitantes anônimos e ilustres, e contam ainda com importantes passagens na história política do Brasil, Paraguai e Argentina, bem como na do continente.

Encanto dos visitantes – O Marco brasileiro é apaixonante, e isso é visto nos depoimentos dos visitantes, como conta a Mariana Lima. “Lugar muito agradável e bonito, me surpreendi com as atrações! Visitei no final da tarde, e foi lindo. Há algumas opções de comidas num restaurante maravilhoso também. A visita vale a pena!”

Quem vem de outro país também é conquistado pelo charme do Marco, como o Angelo Gomez, da Argentina. “Um local interessante e muito charmoso. Geopoliticamente importante e que se pode desfrutar de um show artístico que representa os três países. Também tem uma comida muito boa e lembrancinhas lindas.”

Novas apresentações – Nesta nova fase, e com muitas novidades ainda a caminho, o Marco inicia novas atrações culturais. O ponto alto da experiência apresenta novidades. O Show das 3 Fronteiras está ainda mais marcante, simbólico e com a cultura de cada país da fronteira, fazendo um passeio pela Argentina, Brasil e Paraguai. 

Além das clássicas encenações, como Lenda das Cataratas e dança de época, o show contém as novas performances do tango argentino, parte de destaque e emoção para os visitantes, também como da polca paraguaia e do samba brasileiro. Só presenciando as apresentações para mensurar a beleza do espetáculo.  

Orgulho em fazer parte – O Marco também é um local especial para os seus funcionários. Em 2022, o atrativo gerido pelo Grupo Cataratas, foi eleito “Great Place to Work”, ficando na 59ª colocação entre as 130 melhores empresas para trabalhar no país, na Categoria Pequenas Empresas. O reconhecimento veio por meio dos próprios embaixadores e da GPTW Brasil, especializada no assunto.

Essa não foi a primeira vez que o Marco recebeu o destaque. Em anos anteriores, o atrativo também foi reconhecido entre as melhores empresas para se trabalhar. Desde o ano de 2019, o local mais charmoso de Foz fica entre os mais bem colocados do GPTW. No Paraná já se posicionou em primeiro lugar na Categoria até 99 Colaboradores.

Funcionamento em julho – O atrativo está abrindo todos os dias, inclusive às segundas-feiras, das 14h às 21h. O horário segue até o final do mês, dia 31. Para realizar a visita, os interessados devem adquirir o ingresso com a escolha de dia e horário disponíveis. As vendas são preferencialmente on-line, no site oficial: www.marcodastresfronteiras.com.br.

Serviço

Marco das 3 Fronteiras – 119 anos

Apresentações: a partir das 18 horas

Funcionamento: diariamente, das 14h às 21h

Informações e ingressos on-line

www.marcodastresfronteiras.com.br

contato@marcodastresfronteiras.com.br

(45) 3132-4416

Redes sociais

Instagram: instagram.com/marco3fronteiras

Facebook: facebook.com/marco3fronteiras.brasil

Twitter: twitter.com/marco3fronteiras

Telegram: t.me/marco3fronteiras

Fonte: Assessoria Cataratas S/A