Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Após 89 dias internada, gestante ganha bebê no Hospital Costa Cavalcanti

Paciente passou quase três meses deitada durante a internação devido a uma abertura do colo do útero que poderia resultar no parto prematuro do bebê.

  • 02/07/2022
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Após 89 dias internada, gestante ganha bebê no Hospital Costa Cavalcanti

Era uma consulta de rotina no dia 14 de fevereiro, a ultrassonografia morfológica de 2º trimestre, quando Paola (o sobrenome não será divulgado prezando orientações de sigilo médico/paciente) descobriu que já estava em trabalho de parto prematuro, na 20ª semana gestacional. Diagnosticada com Incompetência Istmo Cervical — uma abertura indolor do colo do útero e que pode resultar no parto do bebê —, ela precisou ser internada às pressas no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) para procedimentos de emergência, e precisou ficar 89 dias internada em repouso. 15 semanas depois da internação, seu primeiro filho nasceu bem e sem necessidade de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.

“Logo depois do exame, nós já realizamos a tentativa de introdução de pessário, uma estrutura de silicone semelhante a um anel vaginal e que segura os órgãos pélvicos, mas não foi possível”, contou a Médica Ginecologista e Obstetra Dra Carolina Oderich (CRM-PR 32988 RQE 17901), que continuou: “então decidimos internar a paciente no HMCC para um novo procedimento. Desta vez, optamos pela cerclagem, que praticamente costura o colo do útero. Uma manobra um tanto arriscada, mas com a compreensão e a confiança da paciente, sendo essa a única alternativa para o seu caso, que no final deu tudo certo.”

Após o procedimento, iniciava um processo delicado e incerto de repouso e cuidado. Paola foi encaminhada para o quarto, sem saber quando deveria receber alta. No início, ela até pôde sentar na cama e ir ao banheiro, em cadeira de rodas. Porém, logo foi identificado a diminuição do colo, o que levou a deixá-la em repouso absoluto, deitada e com as pernas elevadas.

“No início foi assustador. Tive que abrir mão da minha rotina, meu marido remanejou o horário de trabalho, tivemos medo, incertezas, mas tentamos”, falou Paola. Segundo Dra Carolina, as tentativas poderiam dar certo ou não. “Precisávamos postergar o parto, pensando no melhor para o bebê, fomos aos poucos. Era 50% de chance”, disse a médica.

No período em que esteve internada, Paola recebeu todo cuidado humanizado que o HMCC entrega aos seus pacientes. A equipe de enfermagem, diferente a cada turno, ofereceu todo carinho e atenção que ela precisava, e uma cesta de produtos, já que ela não conseguiu realizar o chá de bebê. No caminho, outras pessoas cruzaram com Paola, como a equipe de nutrição, que entregou um cardápio diferenciado para quebrar a rotina de alimentação, e a de limpeza, que diariamente deixavam o quarto arrumado e a paciente feliz com piadas e histórias que contavam.

Foto: assessoria HMCC

“Não tem como esquecer dessas pessoas. Nos apoiaram dia após dia, a cada intercorrência ofereciam consolo e cuidado, tornaram-se da família”, lembrou Paola.

Também durante a internação, a paciente passou por três ciclos de corticoide, para aumentar as chances de sobrevivência do bebê. A felicidade veio na 33ª semana de gestação, quase 90 dias após dar entrada no hospital, onde Paola ganhou alta e pôde ir para casa aguardar o fim da gestação. “E aí nós iniciamos um processo de reabilitação. Por passar tanto tempo deitada, sem se movimentar, a musculatura estava frágil, foram dias de fisioterapia para ela ir bem para casa”, explicou Dra Carolina.

Nascimento de herói

E na 35ª semana de gestação, o grande dia chegou! Era 1º de junho quando o pequeno Miguel nasceu, com cerca de 2.700 kg e de cesariana, sem necessidade de internação na UTI Neonatal. Um verdadeiro herói em meio a uma gestação de intenso cuidado e atenção.

“Foi um misto de sentimentos neste momento. Não sabíamos como ele iria nascer, se iria precisar ficar internado, mas confiei e relaxei quando escutei o chorinho dele. Sabia que estava bem e que aquele que gerei e lutei para chegar até aqui, nasceu bem”, contou Paola. “Poder trazer a vida desse bebê que acompanhei e cuidei dele e da mamãe, e passamos por tudo isso, não tem palavras”, comentou Dra Carolina.

“Foi uma vitória. Uma história de superação pessoal da mãe, resiliência da família e realização de uma equipe apaixonada pela obstetrícia”, disse Dra Danielle Freitas (CRM-PR 43936), coordenadora médica do Centro de Atendimento a Gestantes do HMCC.

“Dar valor ao ser humano e salvar vidas fazem parte da nobre Missão do HMCC. Ver toda dedicação, amor e carinho que a Dra Carolina e as nossas equipes fizeram por essa família, demonstra que o nosso objetivo, nesse contexto, foi plenamente atingido. Sem sombra de dúvida, um relato como esse, nos inspira a cada dia que chegamos para trabalhar em nosso hospital”, finalizou o diretor técnico do Costa, Dr. Rodrigo Romanini (CRM-PR 30776).

Fonte: Assessoria