Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Na Itaipu, Governo do Paraná anuncia Museu de Arte Internacional em Foz do Iguaçu

Protocolos de intenção para implantação da unidade foram assinados nesta segunda-feira (27), no Centro Executivo da binacional. Complexo cultural terá parceria com Centro Pompidou, da França.

  • 28/06/2022
  • Foto(s): capa - Rafael Kondlatsch/Itaipu Binacional
  • Região
Na Itaipu, Governo do Paraná anuncia Museu de Arte Internacional em Foz do Iguaçu

O Governo do Paraná anunciou nesta segunda-feira (27) a implantação do Museu de Arte Internacional de Foz do Iguaçu, em cooperação com o Centro Nacional de Arte e Cultura George Pompidou, de Paris, na França. O Centro Pompidou é um complexo multicultural que abriga uma das principais coleções de arte moderna e contemporânea do mundo.

Os protocolos de intenção para o novo espaço cultural foram assinados no Centro Executivo da Itaipu Binacional. A iniciativa envolve também a Prefeitura de Foz do Iguaçu, a Renault do Brasil, a própria Itaipu e o instituto francês.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou que o investimento será importante para fortalecer o turismo em Foz do Iguaçu, o segundo destino mais procurado por visitantes estrangeiros no Brasil, e está alinhado à política de descentralização da cultura no Estado, uma das prioridades de sua gestão.

“Foz do Iguaçu recebe cerca de 2 milhões de turistas por ano. Se metade deste contingente ficar mais um dia para fazer turismo cultural, a estimativa é que sejam injetados mais R$ 400 milhões anuais na economia local”, declarou, lembrando que o turismo de museus movimenta bilhões de dólares no mundo.

A unidade brasileira será a primeira da América Latina – hoje, o Centro Pompidou mantém “antenas” (como são chamadas as extensões) apenas na Bélgica, Espanha e China.

“Receber esse museu é uma conquista que vai equiparar Foz do Iguaçu aos grandes centros internacionais de cultura. Tenho certeza de que a visitação no município vai aumentar muito com a nova estrutura”, afirmou o prefeito de Foz, Chico Brasileiro. “E a cultura com o turismo é um casamento perfeito”, completou, revelando que a administração já está analisando áreas que poderão abrigar o futuro museu. Segundo o prefeito, uma das possibilidades é instalar o centro de artes na região Norte de Foz, onde está a Itaipu, fortalecendo o turismo local.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Anatalicio Risden Junior, destacou que o novo museu, além de incrementar o turismo, contribuirá para a pesquisa e a preservação da memória cultural e atende à política do governo federal de desburocratizar e expandir o setor cultural. Também transformará a região, reconhecida pela beleza das Cataratas do Iguaçu e a grandeza da hidrelétrica de Itaipu, em referência nas artes.

“Contar com a cooperação do Centro Nacional de Arte de Cultura George Pompidou realça a magnitude e valorização desse museu, já que o Centro Pompidou abriga, hoje, o maior acervo de arte contemporânea da Europa, além de possuir um centro de pesquisa musical e acústica, cinemas e biblioteca pública”, salientou Risden.

A assinatura dos protocolos de intenção acontece após período de negociações entre o Estado e o instituto francês. O próximo passo será definir as necessidades e a conceituação do espaço – essa fase está prevista para durar até dez meses e contará com a participação da equipe técnica do Centro Pompidou.

Em seguida, ainda no primeiro semestre de 2023, a expectativa é lançar um concurso para escolha do projeto arquitetônico do novo museu. O espaço deverá ter 10 mil metros quadrados, com capacidade para abrigar variadas manifestações culturais e incentivar a produção cultural da região.

A superintendente-geral da Cultura do Estado do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, observou que o projeto não contempla somente um museu de arte, mas um efervescente complexo cultural, a exemplo do que acontece em Paris. “O Pompidou trabalha com todas as linguagens – música, cinema, literatura, dança – e atua muito forte com a questão educativa, para formação de plateia, o que será importante para a região Oeste do Estado.”

Coordenador internacional do projeto pelo Centro Pompidou, Marc Pottier classificou a atual fase da parceria como um “namoro”, mas disse estar otimista com um casamento em breve. Ele lembrou que o acervo do museu em Paris já tem trabalhos de artistas brasileiros, como Tunga e Lygia Clark, e o novo empreendimento poderá favorecer um maior intercâmbio entre Brasil e França. “Acho que esse é um dos pontos fortes do projeto.”

A cerimônia para a assinatura dos protocolos de intenção também reuniu o deputado federal Vermelho; o secretário de Estado da Cultura, João Debiasi; o diretor de Relações Governamentais da Renault do Brasil, Marcus Vinicius Aguiar; o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile; diretores e conselheiros de Itaipu e outras autoridades locais, estaduais e nacionais.

Sobre o Centro Pompidou

Inaugurado em 1977, em Paris, o Centro Nacional de Arte e Cultura George Pompidou mantém em seu acervo mestres da arte moderna e contemporânea, como Picasso, Matisse, Kandinsky e Miró. Abriga ainda biblioteca, ateliê de escultura, cinema e centro de música e estudos acústicos, sendo um dos pontos de encontro mais procurados por parisienses e visitantes.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional