Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

São Miguel do Iguaçu recupera nascentes através de convênio com a Itaipu Binacional

Esse trabalho é fruto de um convênio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu com a Itaipu Binacional.

  • 14/06/2022
  • Foto(s): Assessoria São Miguel do Iguaçu
  • Região
São Miguel do Iguaçu recupera nascentes através de convênio com a Itaipu Binacional

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura, realizou a recuperação de duas nascentes na comunidade da Linha Marfim.

O processo de recuperação e conservação das nascentes consiste, basicamente, em três fundamentos básicos, ou seja, proteção da superfície do solo, criação de condições favoráveis à infiltração da água no solo e a redução da taxa de evapotranspiração.

Esse trabalho é fruto de um convênio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu com a Itaipu Binacional. Ele compreende a recuperação das nascentes da região. “Além desse projeto há ainda o de hortas, grafites e cisternas. Um trabalho que vai atingir os 55 municípios da região totalizando um investimento em torno de 2mi” informa o gestor do Convênio Linha Ecológica, Mauri Schneider.

O secretário de Meio Ambiente, Márcio Rogério Zanoni, conta que isso contribui para um abastecimento perene. “Preservar as nascentes garante o futuro para as novas gerações e também a continuidade do agronegócio, principalmente em épocas de estiagem”.

Estiveram acompanhando os trabalhos acadêmicos da UTFPR- Campus de Medianeira e da Uniguaçu que aplicaram na prática a teoria aprendida em sala de aula. 

Fonte: Assessoria São Miguel do Iguaçu