Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Regional da Saúde reúne equipes municipais para discutir etapa do PlanificaSUS

O PlanificaSUS é uma estratégia de educação permanente que busca consolidar a operacionalização plena da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

  • 09/06/2022
  • Foto(s): João Hermes/Costa Oeste News
  • Região
Regional da Saúde reúne equipes municipais para discutir etapa do PlanificaSUS

O PlanificaSUS é uma estratégia de educação permanente que busca consolidar a operacionalização plena da Rede de Atenção à Saúde (RAS), por meio da implantação metodológica da Planificação da Atenção à Saúde (PAS). Visa desenvolver competências, habilidades e atitudes necessárias às equipes técnicas e gerenciais para organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH) com foco nas necessidades de saúde dos usuários. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einsten, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS), desenvolveram uma metodologia para operacionalizar a PAS, denominada PlanificaSUS.

O projeto tem como referenciais teóricos a RAS, o Modelo de Atenção às Condições Crônicas e o Modelo Operacional da Construção Social da Atenção Primária à Saúde.

Esse processo permite desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários sob a sua responsabilidade, baseando-se em diretrizes clínicas.

No Paraná, a organização dos processos na RAS acontece na linha de cuidado prioritária do Idoso, fazendo parte do projeto Envelhecer com Saúde no Paraná, com intuito de expansão para as demais linhas de cuidado, conforme avanços obtidos na implantação do projeto PlanificaSUS Paraná.

Na manhã desta quinta-feira (09), na sede do CISI, técnicas da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, reuniu equipes dos municípios integrantes da regional, para tratar da terceira etapa desse processo, “O Acesso à RAS”, que aborda a compreensão sobre os conceitos de acesso, perfis de demanda e oferta e ferramentas para sua organização; macroprocessos organizados: acesso aos serviços da APS e AAE e microprocessos organizados: recepção da unidade e prontuário.


A enfermeira da 9ª Regional, Maria Eliete Pereira Neves, coordenadora desse trabalho, comentou sobre essa estratégia que está sendo discutidos com as equipes de saúde dosa municípios da região:

A Assistente Social da 9ª Regional e integrante da coordenação dos trabalhos, Patrícia de Oliveira dos Santos, essa atividade realizada em Medianeira, é uma continuidade ao trabalho do PlanificaSUS que visa melhorar o trabalho das equipes de saúde:

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post