Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Proteção de Nascente em Linha Bandeirantes celebra a Semana do Meio Ambiente em Missal

A ação contou com a participação ativa dos funcionários da Secretaria, do IDR-PR, da Itaipu Binacional, do Vice-Prefeito Chenho, dos proprietários e de voluntários.

  • 07/06/2022
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Proteção de Nascente em Linha Bandeirantes celebra a Semana do Meio Ambiente em Missal

Nesta segunda-feira, 06 de junho de 2022, ainda em alusão a Semana do Meio Ambiente, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente juntamente com o IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural) de Missal, realizou a proteção de nascente em Linha Bandeirantes, na propriedade de Paulo Becker. O dia do Meio Ambiente foi celebrado em 05 de junho.    

A ação contou com a participação ativa dos funcionários da Secretaria, do IDR-PR, da Itaipu Binacional, do Vice-Prefeito Chenho, dos proprietários e de voluntários. A água será encanada e usada por declividade na descedentação do gado leiteiro e para usos diversos na propriedade.

Técnica Utilizada

A técnica introduzida foi a de solo-cimento (mistura de terra vermelha com cimento e água) usada nas proteções de fonte onde inicialmente se faz uma limpeza para identificação do olho d’água, em seguida reveste as paredes com a massa e constrói uma taipa (barragem) para formar o reservatório.

O referido reservatório é preenchido com pedras e selado com o solo-cimento, a água protegida sai limpa pelos canos logo em seguida. Na parte superior é introduzido um cano 20 mm para descontaminação da mina.

Mais atividades

Na próxima quarta-feira, dia 08 de junho, haverá também na propriedade uma tarde de Campo organizado pelo IDR-PR com a temática da Pecuária Leiteira, onde justamente um dos assuntos abordados será a importância da qualidade da água na atividade.


Fonte: Assessoria Missal