Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Alunos da Escola Renascer de Missal participam do Projeto Maleta de Leitura

Mais de 100 alunos receberam os livros que integram o Programa União Faz a Vida do Sicredi.

  • 02/06/2022
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Alunos da Escola Renascer de Missal participam do Projeto Maleta de Leitura

Na manhã de quarta-feira, 01 de junho, representantes da Sicredi Vanguarda estiveram na Escola Municipal Renascer em Missal para a entrega de livros que integram o Programa União Faz a Vida. O referido programa é uma parceria entre a instituição financeira e o Poder Público Municipal, que teve seu lançamento no dia 15 de outubro de 2021 em cerimônia no Centro Paroquial de Missal.

Participaram da entrega o vice-prefeito de Missal, Eugênio Schwendler (Chenho), a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Clarice Maria Grings Friedrich, acompanhada da Coordenadora Pedagógica Geral da secretaria, Neusa Ruscheinsky, o gerente da Sicredi Unidade de Missal, Eduardo Soethe, a gerente Administrativa Financeira da Sicredi, Dirlei Everling e a gerente de Negócios da Sicredi Unidade de Missal, Liliane Bohnert Forster.

A Assessora de desenvolvimento do Cooperativismo, Gracielle Gielow, juntamente com Gabriela Saczuk do mesmo setor, também conversaram com os alunos, relembrando o propósito do União Faz a Vida. A equipe de coordenação da Escola Renascer, com a diretora Marisa Jung, e os colaboradores da instituição também acompanharam a entrega.

Maleta de Leitura

A Escola Municipal Renascer, por intermédio da Professora Danieli Dewes, regente das turmas do 1º ano “A” e “B”, juntamente com as Coordenadoras Bruna Pelenz e Clarice Buche, está realizando o Projeto “Maleta da Leitura” com as turmas do infantil 4, infantil 5 e 1º ano, períodos matutino e vespertino, envolvendo um total de 124 alunos.

O Projeto desenvolvido na Escola, iniciativa que integra o Programa União Faz a Vida, conta ainda com os professores colaboradores. Andressa Follmann Schneider (infantil 4 “A” e “B”), Glades dos Santos (infantil 5 “A”) e Sandro Junior Camargo de Campos (infantil 5 “B”). 

A professora Daniele Dewes explica que no Projeto cada turma tem a sua Maleta da Leitura, contendo livros de histórias infantis, revista Nosso Amiguinho e um caderno para apontamentos (desenho) no qual cada criança poderá realizar um desenho sobre a história que que leu. 

Daniele ainda afirma que há a percepção que a realidade atual vem afastando cada vez mais os alunos do ato de ler. “O acesso a celulares, computadores, videogames, tv, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência dificuldades marcantes quanto a fluência na leitura e escrita”, observa.

A professora cita como dificuldades o vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares. “Entendemos que é necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, tanto acadêmica quanto recreativa, requisito para emancipação social e promoção da cidadania”, acrescenta.

O intuito do projeto, segundo Daniele, é favorecer o acesso dos alunos a diferentes gêneros textuais, em diferentes espaços, para que se envolvam em práticas de leitura, além de oportunizar diversas aprendizagens, desenvolvimento no processo de aquisição de leitura e escrita, socialização e interação com os colegas.

“Proporcionando momentos prazerosos de leitura em família, ampliação do vocabulário, construção do pensamento crítico e criativo e conhecimento de novos significados, a partir da experiência vivenciada pelo aluno, alcançando, assim, dimensões lúdicas e afetivas”, finaliza a Professora.

Fonte: Assessoria Missal