Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Estatuto da Microempresa e empresa de pequeno Porte é sancionado em Missal

A referida lei trata de questões como o cadastro nacional único de contribuintes, entre outros aspectos visando o desenvolvimento e o fomento destas empresas.

  • 01/06/2022
  • Foto(s): Internet/Ilustrativa
  • Região
Estatuto da Microempresa e empresa de pequeno Porte é sancionado em Missal

Após ampla discussão e aprovação da Câmara de Vereadores, o Poder Executivo Municipal sancionou a lei que cria o Estatuto Municipal da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei nº 1.675 de 23 de maio de 2022).

A referida lei trata de questões como a definição, a observação ao Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos, instituição do Comitê Gestor Municipal – CGM e a designação de Agente de Desenvolvimento; ao processo simplificado de inscrição, formalização, alteração e baixa de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Trata ainda das questões de acesso a crédito e a justiça, o incentivo a inovação e a tecnologia, ao associativismo, a educação empreendedora, a fiscalização orientadora e às regras de inclusão. Ao cadastro nacional único de contribuintes, entre outros aspectos visando o desenvolvimento e o fomento destas empresas.

Comitê Gestor Municipal

Cabe ao comitê Gestor Municipal, entre outras atribuições, sugerir ou promover ações de apoio ao desenvolvimento da microempresa e da empresa de pequeno porte local ou regional, por meio de planejamento estratégico e planos de ação orientados para resultados. Além disso, elaborar Planos de Ação, por meio de Planejamento Estratégico, para a Sala do Empreendedor.

Agente de Desenvolvimento

A função de Agente de Desenvolvimento, designado pelo poder público, caracteriza-se pelo exercício de articulação das ações públicas para a promoção do desenvolvimento local e territorial, mediante ações locais ou comunitárias, individuais ou coletivas, que visem ao cumprimento das disposições e diretrizes contidas na Lei Complementar, supervisionado pelo Comitê Gestor.

Fonte: Assessoria Missal