Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Audiência Pública no Portão Ocoí sugere alteração no sistema viário e de Zoneamento

Propostas foram aprovadas pelos presentes.

  • 30/05/2022
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Audiência Pública no Portão Ocoí sugere alteração no sistema viário e de Zoneamento

Na última sexta-feira, 27 de maio, ocorreu Audiência Pública no Portão Ocoí para tratar sobre Alteração no Sistema Viário do município, especialmente na Avenida Pedro Calegaro no Distrito, e alteração no Zoneamento da Rua Pe Anchieta, Rua Bom Pastor e Rua Paraná no centro. As propostas foram aprovadas pelos presentes.

A apreciação da população foi necessária, pois, para garantir recursos na esfera estadual e federal, se faz necessária a alteração no Plano Diretor, e o referido plano precisa desta consulta pública. O Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, agradeceu a presença da população. “A participação da população nas questões públicas é fundamental”, afirma.

Entenda

De acordo com o atual Plano Diretor, a Avenida Pedro Calegaro, com início na PR 495 e término na Avenida Medianeira, possui uma caixa de via de 21 metros e foi classificada como Via Arterial. Porém, o levantamento técnico realizado no período de Revisão do Plano Diretor foi equivocado. 

Na realidade, a caixa de via da Avenida Pedro Calegaro possui aproximadamente 15 (quinze) metros e não há possibilidade de futuros alargamentos da caixa de via por conta das construções já consolidadas e, tão pouco, poderá se adequar a sua classificação como Via Arterial (30 metros de caixa de via).

Logo, esta Avenida deverá ter outra classificação e parâmetros específicos. 

Como seu início se dá a partir da PR 495, a Avenida Pedro Calegaro se enquadraria como Via Coletora. Porém, a Via Coletora possui uma caixa de via de 23 (vinte e três) metros, o que também não seria possível.

A fim de solucionar e realizar as melhorias na Avenida, a partir de agora ela será via coletora especial. Possuirá 6 metros de via de rolamento, 2,5 metros de estacionamento em cada lado e 2 metros de calçadas de cada lado, totalizando 15 metros de caixa, podendo ter uma variação ao longo da Avenida.

Ruas do Centro

A mudança de Zoneamento das Ruas Padre Anchieta, Rua Bom Pastor e um trecho da Rua Paraná, se deve ao fato de atualmente elas terem Zoneamento residencial, a partir da aprovação passam a ser zoneamento comercial.

Fonte: Assessoria Missal