Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu e governo estadual dão início à revitalização da ponte de Guaíra

Com investimento de R$ 18 milhões, obra tem prazo de execução de 18 meses e visa a readequar a ponte ao volume de tráfego atual.

  • 29/05/2022
  • Foto(s): Jonathan Campos/AEN
  • Região
Itaipu e governo estadual dão início à revitalização da ponte de Guaíra

A Ponte Ayrton Senna, em Guaíra (PR), passará por uma revitalização completa. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada na sexta-feira (27), na cidade paranaense, com a presença de representantes do governo do Paraná e da Itaipu Binacional, parceiros na iniciativa. No total, serão investidos cerca de R$ 18 milhões, custeados pela binacional.

 “É uma ponte que, quando foi inaugurada, em 1998, recebia cerca de 1 milhão de veículos por ano. Hoje, são mais de 3 milhões, então, precisava passar por esta revitalização”, destacou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Estamos conseguindo avançar com os projetos em parceria com as prefeituras e com a sociedade civil organizada, e também por ter essa gigante que é a Itaipu como parceira”, afirmou.

O prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, agradeceu o bom relacionamento com o governo e com a binacional, que possibilitou esse investimento que trará reflexos positivos para a economia do município. “Não somos o fim do Paraná. Somos a entrada para quem vem do Paraguai e do Mato Grosso do Sul”, disse, em alusão ao corredor logístico transfronteiriço que passa pelo município.

Também participaram da cerimônia o assessor especial da Diretoria-Geral Brasileira, almirante Luiz Carlos Faria Vieira (representando o diretor-geral brasileiro, almirante Anatalicio Risden Junior); o secretário de estado da Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti; o secretário de estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza; o prefeito de Mundo Novo, Valdomiro Sobrinho; o presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná e prefeito de Santa Tereza do Oeste, Elio Marcianak; além de deputados e outras autoridades.

A revitalização compreende a execução de um novo pavimento de concreto, no lado paranaense, no trecho de 1,1 km entre o fim do perímetro urbano de Guaíra e o início da ponte sobre o Rio Paraná; e também a recuperação, reforço estrutural, reabilitação e substituição da iluminação, com luminárias LED da ponte de 3,6 km que liga os municípios de Guaíra (PR) a Mundo Novo (MS).

Também está prevista a execução de melhorias no sistema de drenagem e serviços de manutenção em todo o trecho contemplado pelas obras. A previsão para execução é de 18 meses. O consórcio executor é formado pelas empresas Gaissler Moreira Engenharia Civil Eireli e Legnet Engenharia Ltda.

A revitalização da Ponte Ayrton Senna faz parte de um amplo programa de investimentos em infraestrutura da Itaipu Binacional, que tem como parte de sua missão institucional promover o desenvolvimento sustentável da região de fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Outras obras em parceria com os governos federal e estadual incluem a segunda ponte entre os dois países (Ponte da Integração), a Estrada Boiadeira e o Contorno Oeste de Cascavel.

Ponte

A ponte denominada “Ponte Ayrton Senna”, trecho de ligação entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, inaugurada em 24 de janeiro de 1998, foi administrada pelo governo do Paraná até o mês de dezembro de 2015, quando foi integrada à malha rodoviária sob jurisdição da Superintendência Regional do DNIT no Estado do Paraná.

O tráfego é de cerca de 15 mil veículos/dia, composto em grande parte por automóveis que se deslocam à cidade de Salto del Guairá, no Paraguai, onde há um centro comercial, e por caminhões que transportam, basicamente, produtos agrícolas dos estados da região Centro Oeste e do Paraguai, tendo como principais destinos as indústrias de beneficiamento e o porto de Paranaguá.


Fonte: Assessoria Itaipu Binacional