Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

AveSui volta ao formato presencial surpreendendo o público com tecnologia e apontando caminhos futuros para o setor de proteína animal

Com inovações expostas em toda a área de feira o evento mostra força e disposição das pessoas se reencontrarem para trocar informações e se reverem depois de um longo e difícil período

AveSui volta ao formato presencial surpreendendo o público com tecnologia e apontando caminhos futuros para o setor de proteína animal

Os corredores da AveSui América Latina 2022 receberam visitantes altamente qualificados, formados por produtores, lideranças, empresários e executivos com poder de decisão nas cooperativas, agroindústrias e empresas em que atuam, tanto no Brasil como em países latino-americanos.

Com um ambiente propício aos negócios, lançamentos de tecnologias e inovações e de difusão de conhecimento, os cerca de 100 expositores puderam estabelecer contatos, apresentar produtos e serviços e finalizar negociações ou celebrar novas parcerias. Depois de dois anos, o retorno ao formato presencial demonstrou a força da AveSui como impulsionadora de negócios e consolidou o momento de retomado dos investimentos no agro.

Muito mais do que isso, o evento reforçou a necessidade de as pessoas se reencontrarem para o debate de temas estratégicos, trocas de experiências e vislumbrar o futuro do seu negócio.

Com inovações expostas a cada metro dos corredores da feira, palestras apresentando o impacto das tecnologias digitais dentro das granjas - chamadas também de “Smart Farms” - e ainda o debate de temas relevantes hoje como bem-estar animal, sanidade, biogás e nutrição, os visitantes se mostraram otimistas e abertos ao fechamento de negócios e contatos. Depois de quase dois anos, muitos profissionais, pesquisadores e lideranças voltaram a se reencontrar pessoalmente, e a AveSui foi o grande palco para isso.

Em termos comerciais, nos três do evento (26 a 28 de abril), foi registrado um montante de R$ 900 milhões em negócios gerados pela feira e seu entorno. Com o movimento proporcionado pelo evento, as cooperativas e empresas localizadas na região de Medianeira, no oeste do Paraná, promoveram diversos encontros e visitas com clientes e fornecedores visando à concretização de negócios e/ou potenciais contratos futuro. Ou seja, a AveSui demonstrou um importante papel de também estimular o desenvolvimento da cadeia produtiva de proteína animal a partir do encontro estratégico de seus principais elos em um único local.

A região de Medianeira é o principal polo produtor de proteína animal da América Latina, potencializado pela forte presença de cooperativas agroindustriais, proximidade com produtores de grãos da Argentina, Paraguai e do Mato Grosso do Sul e que vem recebendo fortes investimentos em sua infraestrutura logística, com a construção de ferrovias, ponte de interligação Brasil-Paraguai e escoamento mais eficiente da produção em direção ao Porto de Paranaguá.

DIFUSÃO DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVIMENTO DO SETOR

Com uma programação científica intensa, a edição da AveSui teve nesse ano a sexta edição do Congresso Brasileiro de Zootecnia de Precisão, que tratou das chamadas “Smart Farms” (Fazendas Inteligentes), e o 20º Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos, que discutiu temas estratégicos como bem-estar animal, nutrição, uso do biogás e biosseguridade.

As palestras reuniram cerca de 600 congressistas, os quais acompanharam as atividades de forma presencial ou online em todo o país e exterior. Ao todo, foram mais de 20 apresentações técnicas seguido de duas mesas-redondas para debate com especialistas convidados.

O Instituto Oswaldo Gessulli (IOG) também organizou durante a feira mais uma edição do Prêmio Jovem Pesquisador, voltado a estudantes de pós-graduação e profissionais do setor, com exposição de trabalhos científicos em pôsteres e apresentação online dos dez melhores para uma banca de especialistas. O trabalho vencedor foi “Robótica na Avicultura de Corte: Desenvolvimento de uma Arquitetura por Prototipação Rápida”, de Glauber da Rocha Balthazar, da Esalq/USP, também professor do IFSP Campinas.

QUEM É QUEM: MAIORES E MELHORES COOPERATIVAS

Na abertura oficial da AveSui, um dos momentos marcantes foi a entrega do Prêmio Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos. A cerimônia contou a presença de presidentes de cooperativas e demais autoridades como Secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, do presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, do diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, e do prefeito de Medianeira, Antônio França. 

O Quem é Quem possui 11 categorias, com algumas subdivisões, totalizando 14 premiações. Nesta edição, a Lar Cooperativa Agroindustrial levou quatro troféus: Gestão Econômica-Financeira, Gestão Ambiental, Gestor Operacional e Inovação. A C.Vale ficou com dois prêmios: Assistência Técnica - Avicultura e Melhor Cooperado - Avicultura. Com o mesmo número de troféu ficou a Languiru: Gestão Social e Varejo - Marketing em Ação. A Coopavel também levou dois troféus para casa: Assistência Técnica - Suinocultura e Varejo - Inovação em Consumo. Com um prêmio ficaram: Frimesa (Sustentabilidade e Melhores Práticas ESG), Primato (Melhor Cooperado - Suinocultura), Copacol (Liderança Feminina) e Aurora Coop (Bem-estar animal).

O levantamento e apuração das categorias, assim como o ranking em cada uma delas, foi elaborado pela Esalq/USP, sob a coordenação do professor Iran José Oliveira da Silva.

AVESUI AMÉRICA LATINA 2023

Com data marcada para 2023, a AveSui América Latina irá acontecer entre os dias 09 e 11 de maio, em Medianeira, no Paraná.

Para conhecer mais sobre a AveSui, acesse o site www.avesui.com ou as redes sociais: Instagram https://www.instagram.com/feiraavesui/, Facebook https://www.facebook.com/avesui e Linkedin https://br.linkedin.com/company/avesuifeiradaindustrialatinoamericana

Fonte: Assessoria