Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

São Miguel do Iguaçu sanciona Lei que institui a Política Municipal de Controle de Natalidade de Cães e Gatos

Nessa lei consta ainda a regularização de criadores e comercialização dos animais, conscientização da população para os cuidados com os mesmos, castração e os maus tratos aos animais.

  • 19/05/2022
  • Foto(s): Assessoria São Miguel do Iguaçu
  • Região
São Miguel do Iguaçu sanciona Lei que institui a Política Municipal de Controle de Natalidade de Cães e Gatos

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu sancionou a Lei nº 3.542/2022, de 11 de maio de 2022, que institui a Política Municipal de Controle de Natalidade de Cães e Gatos. Entre os objetivos da lei está o controle populacional de cães e gatos, a prevenção de zoonoses e estimular a posse responsável.

Esta política será executada por meio de procedimentos de esterilização cirúrgicas, registros, campanhas educativas e aplicação de leis que  determinam a guarda responsável de animais domésticos em todo o território do município.

Em síntese, será criado um programa de controle populacional com recursos públicos que será executado com a verba sendo direcionada diretamente às clínicas veterinárias conveniadas e os animais castrados serão originários das famílias cadastradas no CRAS ou animais abandonados. Na realização do procedimento de esterilização, o animal deverá ser identificado por equipamento eletrônico (microchip), que associado a um registro, permitirá a identificação do animal e de seu tutor.

A lei também prevê o atendimento a denúncias de maus tratos e abandono, sendo implementados a notificação e pagamento de multa por parte do tutor que comete tal crime. Em caso de flagrante poderá ser realizada a prisão do autor. 

Nessa lei consta ainda a regularização de criadores e comercialização dos animais, conscientização da população para os cuidados com os mesmos, castração e os maus tratos aos animais. 

“Descontrole populacional de animais é questão de saúde pública. Temos um aumento de número de casos de leishmaniose em nossa cidade, que é uma zoonose transmitida do mosquito palha ao cão, e também do mosquito ao ser humano. Além de tantas outras zoonoses e problemas que acarretam prejuízos aos cofres públicos”, conta o secretário de Meio Ambiente, Márcio Rogério Zanoni. 

A protetora da Causa Animal ‘Anjos de Patas’, Camila Fernandes, contou que as voluntárias presenciam constantemente animais sendo mal-tratados, mal cuidados e/ou abandonados a sua própria sorte, descartados como objetos em comunidades rurais ou ruas menos povoadas. “Animais esses que necessitam de cuidados, vacinação, alimentação, água e de um local digno para se abrigar. Na rua, além de possibilidade de causar acidentes ou avançar na população, podem transmitir doenças. Não é mais uma questão apenas de proteção aos direitos dos animais, mas também de segurança e saúde pública”, destacou.

Fonte: Assessoria São Miguel do Iguaçu