Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Maio Laranja: Programação especial para combater a violência sexual infantojuvenil segue em São Miguel do Iguaçu

  • 17/05/2022
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
Maio Laranja: Programação especial para combater a violência sexual infantojuvenil segue em São Miguel do Iguaçu

Violência sexual contra crianças e adolescentes é crime. Com o objetivo de combater esse tipo de crime, a Prefeitura de São Miguel do Iguaçu, por meio de várias entidades, tem uma programação especial para a campanha Maio Laranja. As ações começaram já no início do mês de maio, começando pela panfletagem na cidade, alertando sobre os riscos e sinais desse tipo de violência.

O conselho tutelar do nosso município, representado pelo conselheiro Moacir Leite, tem por intúito levar informação à população, tendo como objetivo principal a proteção integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Essa é uma violência ainda muito silenciada que precisa ser enfrentada com urgência e prioridade. Mas é preciso saber de onde tudo começou. O conselheiro explica:

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será lembrado em todo o país com palestras, seminários, workshops, caminhadas, marcados em vários dias desta semana em estados e municípios. É preciso promover ações de prevenção da violência contra meninos e meninas, nas escolas, nos centros de defesa, na sociedade em geral e de sensibilização de toda a população para denunciar casos que envolvam crianças e adolescentes em que seus direitos estejam sendo violados. A psicologia tem um papel muito importante nesse tema. 

A psicóloga Vanessa Tramontin Soler, destaca a importância do Disque 100 como instrumento de suporte nesse combate:

Moacir e Vanessa convocam familiares e toda rede de proteção, que inclui escolas, unidades de saúde, para escutarem e protegerem às crianças e adolescentes, observando a mudança de comportamento, ouvindo o que elas têm a dizer. 

Nesta quarta-feira (18) uma cerimônia será realizada no Paço Municipal as 9h da manhã para lembrar essa data, e eles deixam o convite:

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post