Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Com jovens retornando para o campo família chega a terceira geração de suinocultores

Com o passar dos anos a suinocultura teve avanços tecnológicos, o melhoramento genético, manejo sanitário e produção integrada profissionalizando o setor e atraindo jovens de volta para casa.

Com jovens retornando para o campo família chega a terceira geração de suinocultores

O município de Missal tem a segunda maior produção de suínos per capita do Paraná e a sucessão tem papel fundamental nisso. Missal foi colonizada, no começo dos anos 60, em grande maioria por alemães e seus descendentes que trouxeram diversos conhecimentos entre eles a tradição de criar suínos. Com o passar dos anos a suinocultura teve avanços tecnológicos, o melhoramento genético, manejo sanitário e produção integrada profissionalizando o setor e atraindo jovens de volta para casa. Foram esses resultados que fizeram a filha de seu Ary Pedro Hilgert, retornar para a propriedade, no Distrito de Dom Armando.

Segundo pesquisa do IBGE, aponta que o total de trabalhadores rurais com até 29 anos é o mais alto desde 2015 e chegou, no terceiro trimestre de 2021, a 2,2 milhões. Bruna, filha de seu Ary, engrossa essa estatística. 

A produção de carne suína sofreu uma forte transformação nos últimos anos, o melhoramento genético foi o grande responsável por essa mudança. Os animais são mais precoces e produtivos. Os três barracões geram uma produção de 9 mil suínos por ano. 






Fonte: Costa Oeste News